Diário Logo

Notizia Logo

O compromisso da Radial com a responsabilidade socioambiental

Companhia tem o intuito de valorizar o compromisso dos seus profissionais em relação à sustentabilidade da empresa desde 1998

13 de março de 2023

Práticas ambientais | Reprodução - Freepik

Reportagem de: O Diário

A Radial Mais Transporte está há 49 anos no mercado, contribuindo para o desenvolvimento das regiões em que atua, com responsabilidade social e ambiental. A companhia tem o intuito de valorizar o compromisso dos seus profissionais em relação à sustentabilidade da empresa, desde 1998.

Um dos primeiros deles foi a escolinha para formação de novos motoristas, que promove a capacitação para profissionais que desejam mudar a área de atuação. O curso ofertado para o Transporte de Passageiros possibilita que profissionais, devidamente habilitados, possam se qualificar para transportar vidas. Não apenas na Radial Transporte, pois trata-se de um treinamento útil para toda a vida.

Após essa formação há treinamentos contínuos sobre direção defensiva, atualizações sobre as regras de trânsito, atendimento ao cliente, prevenção de acidentes, entre outros, todos com certificação.  A Escolinha Radial ainda está em atividade e já formou milhares de profissionais.

A fim de expandir a vontade de ajudar as pessoas, a empresa saiu um pouco do ambiente interno e passou a realizar ações a favor das comunidades que precisam de um amparo social maior.

Há diversos projetos que foram e ainda são realizados, como: doação de alimentos, campanha do agasalho, corrida Radial, Natal Solidário e o mais conhecido dentro das comunidades, o Chama Radial.

A campanha de doação de alimentos é realizada uma vez ao ano, com o auxílio dos passageiros e dos colaboradores. Nesse período são coletados os itens doados e atribuídos aos bairros mais carentes das cidades onde a empresa atua.

Em cada edição são destinadas a instituições diferentes. Em uma das ações aio foi arrecadada mais de uma tonelada e meia de alimentos, que foram entregues a ONG Destino e Esperança da cidade de Suzano.

O Chama Radial é um projeto continuo na empresa, que realiza o transporte de passageiros gratuitamente a passeios dentro da região em parceria com ONGs e instituições de ensino. Para isso, é necessário que as instituições entrem em contato com a empresa, enviem um oficio de solicitação de transporte, informando o dia, horário e localizações. O setor operacional irá informar se há possibilidade de atender ou não.
A Campanha do Agasalho espalha pontos de coleta no Terminal Norte de Suzano, nos veículos das linhas da cidade e em sua sede. As peças arrecadadas são destinadas a uma ONG da cidade ou em equipamentos sociais, como a Apae.

Adiada durante a pandemia, a Corrida Radial tem a previsão de retornar agora em 2023. Sua última edição aconteceu em 2018, o valor arrecadado com as inscrições foi destinado à Instituição Lar Betânia localizado na cidade de Ferraz de Vasconcelos. Os ganhadores da corrida tiveram direito a uma medalha e um kit de itens da Radial.

A empresa também realiza o Natal Solidário, uma campanha que visa atender as cartinhas feitas por crianças atendidas por ONGS, que são destinadas ao Papai Noel. O projeto é promovido internamente, sendo que os funcionários têm a liberdade de adotar uma carta. Para animar essa campanha, um dos voluntários, vestido de Papai Noel, realiza a entrega dos presentes e alegra o Natal dos pequenos.

Além disso, em relação à responsabilidade ambiental, a empresa se preocupa e preza pela qualidade de vida e meio ambiente. Resultado disso é a conquista do Selo Despoluir. Um programa do CNT, SEST e SENAT que tem como propósito melhorar a qualidade do ar medindo o nível de poluição por meio da fumaça que os veículos emitem ao circular nas ruas.

Há também a Estação de Tratamento de Águas Residuais (Etar), que permite reutilizar a água da chuva para a lavagem dos veículos. Antes disso, são feitos diversos procedimentos de tratamento para eliminar os poluentes.

Os três principais são: a gradagem, que remove os resíduos sólidos que são mais grosseiros e com dimensões maiores; o desarenamento, que remove os metais, areias e carvão e por último o desengorduramento, que elimina a gordura por emulsão. Por fim, é aferido o nível de poluição da água e, caso aprovado, é disponibilizada para o uso da lavagem da frota.

Como o óleo lubrificante também pode causar danos ao meio ambiente e à saúde, o descarte é feito de forma consciente. Na oficina onde os veículos são revisados diariamente pelos mecânicos há uma canaleta de drenagem que guia o óleo usado diretamente para o local de descarte. Quando este recipiente está cheio, eles entram em contato com um rerrefinador para retirar.

Os pneus inservíveis também vão para um descarte sustentável, evitando inclusive a proliferação do Aedes aegypti. De tempos em tempos é solicitado a coleta por uma empresa de reciclagem. Segundo o diretor administrativo Murillo Fonseca, a empresa sempre teve o anseio por realizar ações de cunho social e ambiental. “Viver esse momento, em que podemos tirar do papel alguns projetos de responsabilidade ambiental e principalmente de responsabilidade social, é muito gratificante”. Esses são alguns dos caminhos que a Radial Mais Transporte tem traçado no setor socioambiental, enquanto outros seguem no radar.

O perfil da Radial

A Radial Mais Transporte é uma empresa que atua no ramo de transporte coletivo nas cidades de Suzano e Poá.

Atualmente, conta com uma frota de mais de 500 veículos que garantem à empresa o destaque não apenas no serviço prestado, mas pela qualidade no atendimento às necessidades dos clientes, por meio da inovação tecnológica.

Veja Também