Entrar
Perfil
AÇÃO EM REDE

Nachi se preocupa com a inclusão feminina

Com efetivo de 40% feminino, empresa busca a garantia de equidade de gênero.

O Diário
18/03/2023 às 06:55.
Atualizado em 20/03/2023 às 09:19

Com efetivo de 40% feminino, Nachi busca a garantia de equidade de gênero (Foto: divulgação / Maria Dejanira Ribeiro)

Em comemoração ao mês das mulheres, a Nachi, especializada na produção de Rolamentos e Robôs Industriais, reafirma seu compromisso com a inclusão feminina no ambiente corporativo. Com um quadro de funcionários cuja representação feminina chega a 40% do efetivo, busca garantir a equidade de gênero e a sociabilização interna.

O comitê diretivo da empresa expõe que é fundamental que a inclusão feminina seja uma realidade no ambiente de trabalho. Segundo o conselho, a implementação de políticas internas para que as mulheres se sintam acolhidas e valorizadas em suas tarefas profissionais está sendo iniciada.

“Primeiramente estamos empenhados em desenvolver ações que garantam um ambiente de trabalho cada vez mais agradável para as mulheres de todos os perfis. Queremos que elas se sintam seguras e motivadas em suas ocupações, contribuindo para o desenvolvimento de suas próprias carreiras, como também, é essencial que se criem mais espaços para ouvi-las”, destacou Anderson Santos, gerente-geral da Divisão de Vendas de Rolamentos e Robô.

Entre as ações desenvolvidas, destacam-se reuniões produtivas com as mulheres, nesse primeiro momento tendo como laboratório o setor comercial, com foco em liderança, comunicação e resolução de conflitos. Além disso, a Nachi oferece incentivos para que as colaboradoras se sintam livres para se expressarem nesses eventos voltados para a temática da equidade de gênero.
Outra preocupação é garantir que as mulheres tenham as mesmas oportunidades de crescimento e desenvolvimento profissional que os homens. Para isso, devem ser desenvolvidos projetos para a efetividade destas ações, bem como a implementação de bolsas de estudos para determinados cursos que contribuam nesse sentido.

Como exemplo prático dessas ações que visam assegurar a evolução da inclusão feminina, já se nota a ruptura de alguns paradigmas, como a contratação de mulheres para o setor de Engenharia Robótica. Inquestionavelmente, é um setor majoritariamente composto por homens. Segundo dados do IBGE, nos últimos registros feitos em 2016/2017 a diferença ficou em 85,4% homens a 14,6% mulheres registradas no Conselho de Engenharia. No entanto, a ocupação de cargos notoriamente masculinos por mulheres é uma tendência crescente na sociedade atual, impulsionada pela busca pela equidade de gênero e pela valorização das competências individuais independentemente desse fator.
Por consequência, a presença de mulheres em cargos predominantemente masculinos traz diversos benefícios, como a diversidade de perspectivas, criatividade e a inovação. Além disso, esse contraste pode trazer novas soluções para problemas complexos e contribuir para um ambiente de trabalho mais inclusivo e acolhedor para todas as colaboradoras, assumindo assim, um compromisso cada vez maior com a inclusão feminina em todas as áreas.

A visão do Comitê Diretivo da Nachi é de que a integração feminina é fundamental para o sucesso da empresa e para o desenvolvimento da sociedade como um todo. Por isso, se compromete em continuar investindo em políticas que garantam a equidade de gênero e a valorização das mulheres no ambiente corporativo.

Além dos projetos já mencionados, a Nachi também tem buscado melhorar as condições de trabalho e bem-estar das colaboradoras, realizando reformas em setores femininos, como vestiários, essa preocupação com a qualidade das instalações é uma forma de demonstrar que a empresa se importa com o conforto e a segurança de suas funcionárias.

A reforma dos vestiários é um exemplo de como pequenas mudanças podem fazer a diferença para garantir um ambiente de trabalho mais abrangente e equitativo. A Nachi tem buscado sempre aprimorar suas políticas internas e garantir que as mulheres tenham as mesmas oportunidades e condições de trabalho que os homens.

Essa preocupação com a inclusão feminina no ambiente corporativo é uma tendência crescente e muitas empresas já têm percebido a importância de valorizar a diversidade em sua equipe. Afinal, um ambiente de trabalho inclusivo e acolhedor não só é mais ético e justo, como também é fundamental para garantir a produtividade e o sucesso.

Por meio dessas iniciativas, a Nachi espera instigar a ação de outras organizações que desejam criar um ambiente de trabalho mais inclusivo e igualitário. Ao valorizar a presença feminina em sua equipe, a empresa demonstra que a equidade de gênero é uma questão fundamental para o desenvolvimento empresarial e social.

Produtos da Nachi

A Nachi Fujikoshi Corp. é uma multinacional japonesa fundada em 1928. A matriz fica na província de Toyama, no oeste do Japão. A indústria mantém uma planta em Mogi das Cruzes e se destaca no mercado mundial na produção de rolamentos, ferramentas de corte, máquinas operatrizes, equipamentos hidráulicos, robôs industriais, sistemas de controle ambiental, aços especiais, entre outros.

Conteúdo de marcaVantagens de ser um assinanteVeicule sua marca conosco
O Diário de Mogi© Copyright 2023É proibida a reprodução do conteúdo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por