Diário Logo

Notizia Logo

Mulheres são maioria na ciência da UMC

Março é marcado pelo Dia Internacional da Mulher e a Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) atingiu a marca histórica de 4.900 inscritas em cursos da instituição, o que representa um percentual de 58,76%. Dados da Organização das Nações Unidas (ONU) e da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura […]

10 de março de 2022

Reportagem de: O Diário

Março é marcado pelo Dia Internacional da Mulher e a Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) atingiu a marca histórica de 4.900 inscritas em cursos da instituição, o que representa um percentual de 58,76%. Dados da Organização das Nações Unidas (ONU) e da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) apontam que as mulheres correspondem a menos de 30% dos pesquisadores no mundo e demonstram como ainda persistem as barreiras. Sobretudo em áreas como ciências, tecnologia, engenharia e matemáticas (STEM, na sigla em inglês).

Na UMC, o cenário tem sido diferente. No Núcleo Integrado de Biotecnologia (NIB), por exemplo, cerca de 80% das alunas pesquisadoras (Mestrado e Doutorado) são mulheres. “Aqui no Laboratório de Biologia Experimental do Câncer (LABEC), há apenas um aluno de mestrado e seis alunas de mestrado, doutorado e iniciação científica. Desde que entrei na UMC como pesquisadora, a maioria dos meus alunos são mulheres”, ressalta a professora e pesquisadora da UMC, Dra. Denise Costa Arruda.

Outra pesquisadora, Micheli Zanihan Hassenemen, conta que algumas áreas da Ciência ainda têm muito preconceito com as mulheres. “Eu sou da área agrária e sempre convivi com muitas piadinhas, principalmente em atividades de campo. Mas, para muitas de nós, o amor pela ciência é mais forte que esse infeliz cenário. Por mais que ainda exista preconceito, nada supera a força de vontade de exercer a profissão”, reflete Micheli.

Para a doutoranda na UMC, Leticia Rafaela de Morais, a expectativa é que o cenário na Ciência melhore ainda mais para as mulheres. “Na minha opinião, daqui a uns 10 anos, não vamos mais ser minoria na ciência”, acredita.

 

AGFE

A UMC contribui ininterruptamente com um dos principais pilares da Agência de Fomento Empresarial (AGFE), que é oferecer qualificação profissional para fazer a economia crescer em Mogi das Cruzes, gerando empregos, oportunidades de negócios e maior arrecadação para a cidade. A universidade é uma das 20 grandes empresas integrantes da entidade.

Veja Também