Diário Logo

Notizia Logo

Mogi capacita soldadores para ampliar contratações de mogianos

Esse projeto é realizado por meio de uma parceria entre a Prefeitura de Mogi das Cruzes e a AGFE.

25 de outubro de 2022

Soldador profissional. / Reprodução Freepik

Reportagem de: O Diário

Resultado de parceria para melhorar a qualificação dos mogianos e atender a uma demanda reprimida vivida pela indústria local, a segunda turma do curso de capacitação para a função de soldador contou com 48 alunos e um novo módulo de formação deverá começar no dia 3 de novembro.

A segunda formatura ocorreu na sexta-feira (21). Esse projeto é realizado por meio de uma parceria entre a Prefeitura de Mogi das Cruzes, o Governo do Estado e a Agência de Fomento Empresarial (AGFE) com foco na atuação em uma área que sempre encontrou dificuldades para rápida contratação no mercado de trabalho mogiano.

Com a formatura da segunda turma, 98 profissionais já receberam a capacitação. A primeira turma, com 50 alunos, já havia tido sua formatura no final de setembro.

Ao completar um ano, uma das metas da AGFE, do canal Ação em Rede, de O Diário, é aumentar a contratação de mão de obra na própria cidade pra fomentar renda, negócios e a economia (veja reportagem de O Diário).

De acordo com a Prefeitura, uma nova turma está sendo preparada, com 60 novas vagas. A previsão é que as aulas sejam iniciadas no dia 3 de novembro, com preferência para as pessoas que se inscreveram na primeira etapa da ação e ainda não puderam realizar o curso.

“É a primeira vez no estado de São Paulo que a carreta do curso de soldadores permanece em uma mesma cidade para um terceiro ciclo de capacitação, o que mostra a necessidade desta mão de obra especializada na cidade e o sucesso da iniciativa”, destacou o ex-secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Gabriel Bastianelli – ele foi substituído pelo vereador Pedro Komura, como noticia hoje, o jornalista Darwin Valente, de O Diário (leia aqui).

“Uma das principais diretrizes da Prefeitura para estimular a empregabilidade da população é oferecer capacitações que estejam de acordo com as necessidades do mercado de trabalho. O treinamento para soldadores vai ao encontro disso e, inclusive com a absorção de participantes pelo mercado de trabalho, seja os contratados ou os encaminhados para processos seletivos”, disse Bastianelli, na sexta-feira.

Os profissionais formados no curso também recebem acompanhamento do programa Mogi Conecta Emprego. Além disso, todos estão cadastrados nos sistemas da iniciativa municipal voltada à empregabilidade e da AGFE.

Veja Também