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McDonad’s investe em Mogi, Suzano e Itaquá

Além da inauguração da terceira lanchonete da rede em Itaquaquecetuba, as unidades dos shoppings de Mogi e Suzano serão reformadas

Carla Olivo
28/05/2022 às 08:05.
Atualizado em 31/05/2022 às 20:42

MODERNIZAÇÃO McDonald’s dos shoppings de Mogi e Suzano terão novidades (Divulgação)

O McDonald’s tem investimentos para a região, com a inauguração da terceira lanchonete da rede em Itaquaquecetuba, no final de agosto próximo, e a reforma e modernização das unidades dos shoppings de Mogi das Cruzes e Suzano, as primeiras instaladas do Alto Tietê. 

A nova unidade de Itaquá, que está em obras na antiga estrada de Santa Isabel, nas proximidades da rotatória principal de entrada da cidade, pela rodovia Ayrton Senna, será a 12ª sob responsabilidade do empresário Roberto Freire Cesar Pestana - que comanda lojas em Mogi, Suzano, Poá, Itaquaquecetuba, Ferraz de Vasconcelos, Arujá e uma na Riviera de São Lourenço (Bertioga), além de nove quiosques de sobremesas.

O terceiro McDonald’s de Itaquá tem proposta inovadora, com totens de autoatendimento e menu digital, e contará com salão e drive thru. “Será uma loja de última geração. A hora que as pessoas perceberem que estamos bem próximos à rodovia, irão utilizar o restaurante no percurso de viagem. Faremos uma sinalização na rodovia informando que ali perto tem um McDonald’s para se servirem e rapidamente voltarem para a estrada”, aposta Pestana, acrescentando que a cidade já conta com uma unidade no Itaquá Garden e na região central - esta sob responsabilidade da própria rede. 

Pestana avalia que a revolução digital vai transformar a experiência do cliente no McDonald’s, que hoje segue os três ‘Ds’: digital, drive thru e delivery. (Divulgação)

No novo empreendimento serão geradas 65 vagas, com seleção a partir de meados de julho, contratação prevista para o final do mesmo mês e treinamento em agosto. “Faremos um processo seletivo junto com a Prefeitura de Itaquá para valorizar a mão de obra local. É importante morar na região e, por uma questão de logística, tempo e deslocamento, sempre damos preferência à mão de obra local. Evidentemente que para o pessoal de nível gerencial, vamos nos valer dos que já treinamos em outras unidades. Fazemos algumas transferências, mas depois buscamos formar até mesmo para nível gerencial na própria região da loja”, revela o empresário.

O preparo dos colaboradores acontecerá nas lanchonetes e drive thrus de Arujá e Poá, que são os mais próximos à nova unidade. “Eles fazem um treinamento junto com as equipes mais experientes que já trabalham nestes locais, onde temos os instrutores, que são os profissionais capacitados e habilitados e estão no primeiro degrau da carreira. O funcionário entra como atendente e, depois, se destacando e se mostrando interessado e eficiente, é promovido através de treinamento específico para o cargo de instrutor e passa a dar treinamento aos que estão entrando. A partir daí, há o desenvolvimento da carreira. Depois de instrutor, passa a coordenador de equipe, em seguida trainee, até chegar a gerente de restaurante e, quem sabe, consultor. Hoje, todos os meus consultores começaram como atendentes”, detalha Pestana. 

Já as lojas dos shoppings de Mogi e Suzano, que completarão 26 e 22 anos, respectivamente, em novembro e setembro, ganharão reforma e modernização, com projetos já aprovados pela rede. “Vamos modernizá-las, colocando totens de autoatendimento, onde a própria pessoa escolhe os produtos, clica na tela e faz o pagamento no cartão, sem passar pelo caixa, além do menu digital, que hoje são estáticos e passarão a contar com monitores digitais, no modo dinâmico, mais agradáveis e eficientes para mostrar aos clientes a variedade de produtos que oferecemos. Estes restaurantes terão novidades nos aspectos visual e operacional, se tornando mais modernos. O restaurante do Shopping de Itaquá, que é mais novo, foi inaugurado há poucos anos, já conta com a modernidade do autoatendimento, por meio dos totens”, enfatiza.

Ainda segundo o empresário, a inovação vai otimizar e agilizar o atendimento. “Os clientes que preferem ser atendidos presencialmente ou forem fazer pagamento em dinheiro irão aos caixas e aqueles que já sabem o que querem e são mais hábeis no digital vão direto no totem e fazem o pagamento com cartão”, exemplifica. 

Os quiosques dos shoppings de Mogi e Suzano, além de Bertioga, já foram atualizados, com a substituição por modelos novos, além de receberem menus digitais. “O McDonald’s nunca para de investir e, até o final deste mês, haverá o lançamento de uma nova linha de frango. Estamos sempre lançando novidades tanto em produtos quanto em equipamentos e formas de atendimento e, em breve, também iremos implantar o atendimento Méqui sem Fila. O cliente faz o pedido pelo aplicativo e evita pegar filas nas unidades. Isso já está em teste nas lojas próprias da rede em São Paulo e, em breve, será disponibilizado às franqueadas. Você entra, já faz o pedido, paga e só passa para retirar o pedido”, conta Pestana.

A operação em que o cliente faz o pedido e pagamento pelo celular e vai à lanchonete para retirá-lo foi um dos temas abordados na convenção mundial da rede, que há um mês reuniu 10 mil pessoas de todo o mundo, em Orlando, nos Estados Unidos. “O restaurante tem um sistema de geolocalização que detecta a presença do cliente em um raio já próximo ao restaurante e começa a produzir o pedido dele. Quando ele chega lá, o produto está acabando de ser preparado e ele o recebe fresquinho. É muito moderno, já existe e não vai demorar para acontecer por aqui também, ainda mais depois que o 5G for implantado no Brasil”, aposta.

Pestana avalia que a revolução digital vai transformar a experiência do cliente no McDonald’s, que hoje segue os três ‘Ds’: digital, drive thru e delivery. Este último tem se tornado uma forte fonte de vendas e atendimento depois da pandemia. “O pessoal acostumou e gostou do delivery, em todo o mundo. Nosso crescimento em delivery foi grande, porque o pessoal viu que é cômodo”, conclui.

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