Diário Logo

Notizia Logo

JSL: 67 anos de excelência em logística

Empresa com o maior e mais integrado portfólio de serviços logísticos do Brasil, a JSL é referência em logística graças ao compromisso e dedicação em “Entender para Atender”

14 de maio de 2023

Logística | Reprodução - Freepik

Reportagem de: O Diário

Empresa com o maior e mais integrado portfólio de serviços logísticos do Brasil, a JSL é referência em logística graças ao compromisso e dedicação em “Entender para Atender”. Mais do que um slogan, é uma prática diária que assegura um relacionamento a longo prazo com seus clientes, pois ao ouvir e entender suas necessidades, consegue atendê-los com agilidade, qualidade e soluções sob medida. Além disso, a companhia adota práticas sustentáveis que visam reduzir a emissão de gases de efeito estufa, buscando soluções para os problemas ocasionados pelas mudanças climáticas.

O prêmio Fornecedor do Ano da GM, realizado pela General Motors reconheceu a JSL como Fornecedor do Ano de 2022, confirmando a excelência da companhia na prestação de serviços para o setor automotivo. A cerimônia, realizada em março deste ano em San Antonio, no Texas, Estados Unidos, contou com a presença do CFO, Guilherme Sampaio, e do diretor comercial, Eduardo Pereira.

A premiação reconhece os fornecedores globais que mais se destacaram nos requisitos da multinacional norte-americana. Vale ressaltar que essa premiação envolve fornecedores mundiais e que em poucas edições a GM destacou empresas totalmente nacionais. Nessa edição, por exemplo, foram quatro nomes, mas apenas dois, entre eles a JSL, são empresas 100% brasileiras. Ao todo, 2.300 fornecedores disputam a premiação e apenas 117 foram premiados.

“Esse reconhecimento comprova a confiança na excelência de nossos serviços e capacidade de execução, com agilidade para atender às necessidades de clientes dos mais diversos segmentos”, afirma Guilherme Sampaio. “Eles superaram inúmeros obstáculos e exemplificaram o que significa ser resiliente, engenhoso e determinado. Além disso, esses fornecedores demonstraram seu compromisso com a inovação sustentável e com a condução de soluções avançadas em colaboração com a equipe da GM”, diz Jeff Morrison, vice-presidente de Compras Globais e Cadeia de Suprimentos da GM, sobre todos os fornecedores premiados.

Eficiência e sustentabilidade

Outro reconhecimento que é motivo de orgulho para a JSL é a avaliação da Carbon Disclosure Project (CDP), organização sem fins lucrativos com o maior banco de dados sobre ações ambientais promovidas por empresas em todo o mundo. A companhia registrou nota B, classificação superior à de 2021, quando obteve B-. Além disso, a avaliação está acima das médias global e do setor de transporte intermodal e logística e na comparação com empresas em geral da América do Sul, todas com C.

A classificação do CDP é um dos principais fatores para avaliação no Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), um dos mais reconhecidos no setor de sustentabilidade. “O ótimo desempenho demonstra que a JSL está evoluindo e amadurecendo as práticas de gestão e governança sobre mudanças climáticas. Elaboramos a matriz de riscos climáticos e incorporamos a Política de Mudanças Climáticas Corporativa no nosso dia a dia, investindo na diversificação da frota com veículos movidos a GNV e elétricos. Essas ações certamente refletiram na nossa nota no CDP”, afirma Ramon Alcaraz, presidente da JSL.

Mais reconhecimentos

A TPC Logística Inteligente, uma das empresas que integram a JSL, também tem se destacado pela excelência na prestação de serviços aos clientes. Este ano, ela recebeu o prêmio do Programa de Excelência em Transportes (PEX Transportes) de melhor operadora logística de 2022, concedido pela Whirlpool, da qual é fornecedora desde 2015. Além disso, ficou entre os três melhores operadores logísticos da América Latina no Prêmio embrace 2022, da Natura&Co.

Já a Transportadora Rodomeu, que também faz parte do grupo, recebeu dois reconhecimentos no Prêmio GLP de Inovação e Tecnologia 2022, conquistando o 2º lugar com o case “Otimização no Transporte Rodoviário – Abastecimento via Frota Dedicada”, dividido com a Ultragaz, cliente há 16 anos. Já o projeto “Otimização do Transporte de GLP através de semi-reboque”, realizado em conjunto com o fornecedor EGSA, ficou em 3º lugar. A companhia soma quatro troféus ao longo dos 12 anos do evento.

Veja Também