Diário Logo

Notizia Logo

ISO 9001: Exigência de mercado e fortalecimento da política da qualidade

O mercado já vem sinalizando que as empresas obtêm grandes benefícios por meio da aplicação da norma ISO 9001

29 de março de 2023

ISO 9001 | Reprodução/ Freepik

Reportagem de: O Diário

O mundo corporativo já definiu que um bom gestor em primeiro lugar busca conhecer quem são seus concorrentes reais. Só depois disso dá para começar a pensar em estratégias que coloquem seu negócio em evidência de maneira positiva e potencialize a captação de clientes. Para conseguir vantagem competitiva pode-se focar em um nicho de mercado, ser líder de custo, ou diferenciar produtos e serviços, mas a forma de diferenciação tem tudo a ver com qualidade e otimização de processos, preceitos básicos da certificação ISO 9001.

O mercado já vem sinalizando que as empresas obtêm grandes benefícios por meio da aplicação da norma ISO 9001, descobrindo economias de custo e ganhos de eficiência, tanto para instituições no processo de produção de produtos como para aquelas que oferecem serviços.

A Padrão Serviços busca, constantemente, melhorar a qualidade dos seus serviços de segurança e vigilância, portaria, limpeza e facilities, todos certificados ISO 9001. Desde 2000, na entrega aos seus clientes, por meio de processos inovadores, investimento em tecnologia, facilitando as atividades e valorizando o capital humano. Para isso, a empresa, conta com uma equipe de profissionais que está sempre em evolução.

“Precisamos ser inovadores no que oferecemos. Fomos a primeira empresa Mogiana e do Alto Tietê a conquistar a certificação ISO 9001, em nosso segmento e isso nos trouxe um diferencial competitivo, já que toda certificação oferece um destaque entre os concorrentes. A ISO deixa claro para investidores, clientes e prospectos sua preocupação com a satisfação do usuário. Exemplo disso é a nossa gestão em facilities que exige muita experiência, seriedade, estratégias e certificação. Os nossos serviços entregues estão sempre em constante processo de aperfeiçoamento, o que garante um alto nível de qualidade”, comenta Sidemir Inácio, diretor presidente da Padrão.

A coordenadora de qualidade da Padrão, Daniele Fernandim, reforça que o serviço certificado – além de proporcionar um excelente resultado, fruto de profissionais treinados e capacitados – também otimiza o tempo do gestor, gerente ou diretor que pode se dedicar a outros assuntos e pendências, da sua empresa. “A garantia do trabalho certificado, nos segmentos em que atuamos, é comprovada pela satisfação dos clientes”.

Para Sidemir, a ISO 9001 também fideliza a credibilidade e a imagem da Padrão, já que é uma norma internacionalmente conhecida. Além de ter um Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ), passa a ser um critério de seleção em um mercado tão competitivo. “A obtenção da certificação ISO 9001 também é para nós uma poderosa ferramenta de marketing, além de sermos vistos como uma organização preocupada em implementar um processo contínuo de melhorias, que significa aplicar as melhores práticas para atingir altos níveis de qualidade e excelência. Essa certeza de que o nosso serviço tem qualidade fará toda diferença quando um prospect estiver em dúvidas”, destaca.

Daniele também ressalta que a melhoria da satisfação do cliente é um dos principais focos da gestão da qualidade, com base na ISO 9001, porque ao melhorar a satisfação, a retenção de clientes será bem maior. “Clientes felizes e satisfeitos são a chave para manter a fidelidade deles mesmos. O  interessante aqui na Padrão é que quando olhamos para as interações globais dos processos da ISO 9001 é possível encontrar facilmente melhorias na eficiência e economia de custos”.

Por fim, Sidemir detalha que um dos grandes benefícios da certificação é melhorar a evidência para a tomada de decisões. Isso porque, ao tomar as decisões com base em evidências, o foco passará a estar mais direcionado para a aplicação de recursos nas áreas que irão melhorar a eficiência e reduzir os custos.

“Aqui na Padrão, por meio da monitorização do processo, a empresa melhora consideravelmente, tendo em vista a análise dos indicadores, que permite observar as melhorias obtidas. Desta forma, fortalecemos a cultura de melhoria contínua também, já que ela é uma premissa de gestão da qualidade da ISO 9001”, finaliza Sidemir.

Padrão na AGFE

A Padrão Serviços é uma das 26 grandes organizações de Mogi das Cruzes e região que integram a Agência de Fomento Empresarial (AGFE). Sócio-fundador da entidade, Sidemir Inácio observa que um dos atributos da AGFE é o potencial de gerar novas oportunidades e qualificação profissional para fazer a economia mogiana crescer. A ideia é que as empresas da região não busquem mão de obra nem serviços em outras cidades.

Veja Também