Entrar
Perfil
Qualificação Profissional

Integração e treinamento contínuo são a base para melhores resultados

Muitos problemas de relacionamento entre gestão e funcionários resultam do fato de a empresa exigir o que nunca expôs como fundamental

Especial AGFE
18/05/2022 às 17:01.
Atualizado em 18/05/2022 às 17:01

Colaboradores da Padrão são estimulados a superar imprevistos com criatividade, resiliência e competência (Divulgação / Padrão Serviços)

Olá, quer continuar navegando no site de forma ilimitada?

E ainda ter acesso ao jornal digital flip e contar com outros benefícios, como o Clube Diário?

Já é assinante O Diário Exclusivo?
Qualificação Profissional

Integração e treinamento contínuo são a base para melhores resultados

Muitos problemas de relacionamento entre gestão e funcionários resultam do fato de a empresa exigir o que nunca expôs como fundamental

Especial AGFE
18/05/2022 às 17:01.
Atualizado em 18/05/2022 às 17:01

Colaboradores da Padrão são estimulados a superar imprevistos com criatividade, resiliência e competência (Divulgação / Padrão Serviços)

Os colaboradores são o maior ativo da Padrão Serviços, como classifica Sidemir Inácio, diretor-presidente do conglomerado, que registra mais de 30 anos de atuação no mercado. Isso implica uma série de cuidados especiais. Segundo o executivo, eles são estimulados a desenvolver as tarefas com paixão, como uma missão, superando imprevistos com criatividade, resiliência e competência, preparados para novos desafios. A integração sempre fez parte das rotinas de trabalho. Ou seja, detalha ele, todo novo colaborador passa, primeiro, por um processo de imersão na empresa, é apresentado ao time, conhece sua parte física, sua política de atuação e recebe apoio total para desenvolver suas novas funções no posto para o qual foi contratado.

Na visão de Sidemir,  o colaborador que é apresentado à missão, visão e valores da Padrão tende a desenvolver mais facilmente o senso de competitividade. “Se ele entende qual caminho a empresa está trilhando e onde ela pretende chegar, terá mais facilidade em incorporar o espírito competitivo da organização”.

Muitos problemas internos de relacionamento entre gestão e funcionários se devem ao fato de a empresa exigir o que nunca expôs como fundamental. Na prática, empresas podem evitar muitos desses problemas no treinamento de integração, deixando bem claro quais atitudes e comportamentos ela espera dos novos profissionais.

Na Padrão, por exemplo, é praxe falar sobre questões gerais, como, benefícios, cuidados com o uniforme, imagem, uso de celular, meio ambiente, certificação ISO 9001, postura, comportamento e atendimento ao cliente, entre outras. Muitos gestores se queixam de colaboradores que “demoram para engrenar” mas, segundo Sidemir, geralmente, “o craque que não rende no time é aquele que não sabe o modo de jogo da equipe”. Assim, o treinamento de integração é uma forma prática de acelerar a produtividade do integrantes da equipe e, consequentemente, os resultados.

“Acredito que, independente da área de atuação, a integração faz a diferença: seja com o comercial que entende bem o produto, seja com o líder interno que compreende como as equipes devem agir, seja o operacional que entende o fluxo organizacional. A produtividade e os resultados são elevados”, atesta Sidemir.

Constantemente, no departamento de Treinamento e Desenvolvimento da Padrão, a ação de integrar passa por reformulação e inovações. O objetivo é que as funções que estão sendo integradas produzam um trabalho mais focado e de alta performance. Limpadores e auxiliares de serviços gerais, bem como porteiros, vigilantes e recepcionistas estão sendo preparados e integrados dentro de suas áreas específicas, com treinamento técnico e comportamental. A finalidade da integração é uma só: garantir que os colaboradores iniciem em seus postos de trabalho com maior preparo, resultando em maior eficiência no desempenho das funções e total satisfação do cliente.

A qualificação das equipes que integram o conglomerado das empresas Padrão é uma constante. No centro de Desenvolvimento Profissional “José Bartholino Ignácio”, criado há 20 anos, são implantados os treinamentos de integração. O princípio elementar é valorizar o capital humano, a empresa e sua gestão, num processo orientado por princípios de governança corporativa. “São os profissionais qualificados que permitem a criação de projetos inovadores, estratégias e soluções integradas para nossos clientes”, observa o diretor.

 Padrão na AGFE

A Padrão Serviços é uma das 25 grandes organizações de Mogi das Cruzes e região que integram a Agência de Fomento Empresarial (AGFE). Sócio-fundador da entidade, Sidemir Inácio aponta que um dos atributos da AGFE é o potencial de gerar novas oportunidades e qualificação profissional para fazer a economia mogiana crescer. A ideia é que as empresas da região não busquem mão de obra nem serviços em outras cidades.

Conteúdo de marcaVantagens de ser um assinanteVeicule sua marca conoscoConteúdo de marcaConteúdo de marca
O Diário de Mogi© Copyright 2022É proibida a reprodução do conteúdo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por