Entrar
Perfil
EDUCAÇÃO

Instituto Julio Simões premia alunos e professores em concurso de redação

Estudantes escreveram sobre a vida do empresário Julio Simões e a visita feita ao Centro de Memória que recebe grupos de estudantes de escolas municipais

O Diário
01/11/2023 às 16:54.
Atualizado em 01/11/2023 às 16:55

Os estudantes Lavínia, Cauã e Denis foram os primeiros colocados no concurso de redação e receberam prêmios no Instituto Julio Simões, que tem sede em Mogi das Cruzes (Divulgação/Simpar)

O Instituto Julio Simões, braço social da SIMPAR, premiou alunos e professores de escolas da região que participaram do concurso de redação do projeto Você quer? Você Pode!. A cerimônia ocorreu na terça-feira (1º) no Centro de Memória e Cultura, situado na sede da Simpar, no distrito de Braz Cubas, em Mogi das Cruzes. 

O concurso atraiu um total de 109 redações, representando 41 escolas e envolvendo os 2.837 alunos que fizeram visitas ao Centro de Memória, um dos endereços de preservação da memória da empresa e cidade que está completando 11 anos de atividades neste 2023.

Foram premiados nesta edição, em primeiro lugar, a estudante Lavínia Oliveira Escaramusa Gomes e a professora Maria Gilvania Carvalho Braga; em segundo lugar, Cauã Silva Firmino, e a professora Luana Aparecida Cardoso de Moraes; e, em terceiro,  Denis Emanuel Souza da Silva e a professora Nélia Aparecida Meireles. Não foi divulgado o nome das escolas municipais que os premiados representam.

O projeto proporciona aos alunos a oportunidade de realizar uma atividade, fora da escola, e ainda aprender sobre a história do desenvolvimento social e do empreendedorismo da cidade. Por meio do projeto, alunos do 4º ano do ensino fundamental de escolas municipais visitam o Centro de Memória e Cultura Julio Simõe s (clique e conheça mais) para conhecer a história do fundador, a trajetória das empresas e o universo da logística e mobilidade.

Visitas de estudantes ao Instituto Julio Simões inspiram a realização de redações que mobilizam escola da rede pública de ensino (Divulgação/Simpar)

A seleção das redações vencedoras foi realizada por um corpo de jurados composto por três especialistas em educação do Departamento Pedagógico de Mogi das Cruzes, além de quatro profissionais do Instituto Julio Simões.  

Foram premiados os três alunos cujas redações, elaboradas após a visita ao Centro de Memória, se destacaram.

O desafio consistiu na composição de textos contando a história de vida do empreendedor Julio Simões,  bem como na expressão dos momentos mais impactantes da visita ao espaço. Além dos alunos vencedores, o Instituto também premiou os seus respectivos professores, em reconhecimento às suas contribuições. 

"A premiação é uma forma de reconhecer o empenho dos alunos, garantindo que todos continuem produzindo trabalhos de relevância. Além disso, ao homenagear os professores, também valorizamos o papel crucial desses profissionais que, no contexto do concurso de redação, trabalharam para proporcionar essa oportunidade aos alunos", destacou Bia Andari, gerente do Instituto Julio Simões. 

As redações não apenas contam histórias, mas também servem como métricas importantes para avaliar até que ponto o projeto inspira as crianças por meio de valores como ética e trabalho – e os resultados falam por si.

Os vencedores receberam um notebook (1º lugar), um tablet (2º Lugar) e um smartphone (3º Lugar).  

O Instituto Julio Simões   

Fundado pelo imigrante português e empresário Julio Simões em 2006, o instituto foi criado para desenvolver projetos socioculturais próprios e em parceria com outras ONGs. A instituição tem apoiado dezenas de ações culturais, ambientais e sociais em todo o Brasil. Em 2022, os projetos do instituto impactaram mais de 22.000 pessoas em todo o país.

Conteúdo de marcaVantagens de ser um assinanteVeicule sua marca conosco
O Diário de Mogi© Copyright 2023É proibida a reprodução do conteúdo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por