Entrar
Perfil
Segurança do Trabalho

Höganäs realiza Semana da Interdependência em Segurança

Evento na unidade mogiana reforça comprometimento da Höganäs com a segurança, confirmando evolução das ações para elevar bem-estar dos colaboradores

Especial AGFE
21/12/2022 às 14:29.
Atualizado em 21/12/2022 às 14:37

Evento movimenta unidade mogiana que tem status de operação industrial mais segura do grupo Höganäs (Divulgação / Höganäs)

Olá, quer continuar navegando no site de forma ilimitada?

E ainda ter acesso ao jornal digital flip e contar com outros benefícios, como o Clube Diário?

Já é assinante O Diário Exclusivo?
Segurança do Trabalho

Höganäs realiza Semana da Interdependência em Segurança

Evento na unidade mogiana reforça comprometimento da Höganäs com a segurança, confirmando evolução das ações para elevar bem-estar dos colaboradores

Especial AGFE
21/12/2022 às 14:29.
Atualizado em 21/12/2022 às 14:37

Evento movimenta unidade mogiana que tem status de operação industrial mais segura do grupo Höganäs (Divulgação / Höganäs)

A Höganas Brasil realizou 1ª Semana da Interdependência em Segurança neste mês (6 a 8 de dezembro), com a apresentação de estatísticas do setor relacionadas à prevenção de acidentes nos últimos cinco anos, pronunciamentos da alta direção, de líderes e colaboradores sobre a importância da prevenção de acidentes e de doenças relacionadas ao trabalho, edições especiais de Diálogo Diário de Segurança (DDS) e ainda homenagens aos integrantes da equipe que mais se destacaram no quesito segurança do trabalho.

Participando do evento promovido pela unidade brasileira da Höganäs, localizada em Mogi das Cruzes, o VP de Operações Américas, Dean Howard, elogiou a operação no Brasil e enfatizou o cuidado e preocupação com a segurança: “Após minha visita à fábrica, fiquei muito impressionado com o nível de sinergia e comprometimento de toda equipe, principalmente quando se trata de segurança. É surpreendente! Eu tenho muita experiência em visitar outras plantas da Höganäs e fica muito claro que aqui o padrão de desempenho é acima da média e a cultura da segurança está em alto padrão”. Ao observar que a segurança requer engajamento diário, o executivo manifestou sua satisfação com a prática cotidiana na fábrica. “Em nome do grupo eu destaco que vocês criaram um padrão em que as outras plantas podem se inspirar”, classificou.

Workshops voltados para cultura da empresa, Curva de Bradley e fortalecimento da cultura de segurança, além da realização de GEMBA Walk nas áreas e intervenções de segurança, sempre com foco na questão comportamental, movimentaram a fábrica mogiana. “Melhorou muito, tecnologia agregada às atividades, mais cuidado com os colaboradores, melhores condições de trabalho, muito menos risco para a saúde, tudo para melhorar a saúde e bem-estar, sempre focando em evitar os acidentes”, avaliou Sidney Cabral, Encarregado de Produção, colaborador da Höganäs há 27 anos. Ele sintetizou a linha-mestra de outros depoimentos sobre a extraordinária evolução da empresa em segurança.

O gerente Global de Segurança da Höganäs, Håkan Persson, participou de dois workshops online, que possibilitaram ampliar os conhecimentos sobre a maturidade de segurança e a forma de avaliar os desafios que virão. Ele parabenizou todos os colaboradores da Höganäs pela participação na 1ª Semana da Interdependência em Segurança e agradeceu aos colaboradores do setor da Aciaria por terem atingido, no dia 28/10/2022, a marca de 5 anos sem acidentes do trabalho.

“Alcançar essa marca é algo impressionante, tendo em vista a complexidade e os riscos do processo. Esse mérito é de todos os colaboradores da área e das áreas de apoio, que em seu dia a dia aplicam as medidas de prevenção de acidentes e demonstram sua responsabilidade e engajamento com a segurança. Me orgulho em fazer parte desse time”, salientou Luciano Ferreira Santos, Engenheiro de Segurança do Trabalho e Meio Ambiente. “Este foi um passo importante para conectar a agenda estratégica com as próximas ações que iremos realizar na segurança do trabalho, tendo um processo 100% seguro e pessoas felizes em fazer parte da Höganäs. Vamos todos juntos manter a busca incansável pelo amadurecimento da cultura para ter o Acidente Zero”, completou Júlio Carmazen, Operações.

 Unidade Mogiana

Implantada em 1999, a fábrica da Höganäs, no distrito de César de Souza, conta com 150 colaboradores diretos e 60 indiretos e terceirizados. Certificada com os selos ISO 14001 e ISO 45001, de sustentabilidade e segurança, segue os passos da matriz, fundada em 1797, na Suécia. Atualmente, a planta mogiana é referência para outras unidades do mundo, com o status de operação industrial mais segura do grupo Höganäs.

Especialista em metalurgia do pó, a Höganäs é a única fabricante de pós metálicos com capacidade de fabricação, desenvolvimento e comercialização na América do Sul. Esta é uma peculiaridade e diferencial da empresa. A sucata é a principal matéria-prima da metalurgia do pó, tecnologia considerada ambientalmente sustentável. Aproveita de 97% a 99% dos insumos na fabricação de um componente para automóvel, por exemplo, contra 60% a 70% de aproveitamento existentes com o uso de uma peça forjada ou usinada. 

 Höganäs na AGFE

A Höganäs é uma das 26 grandes empresas que participam da Agência de Fomento Empresarial (AGFE). O objetivo deste grupo é gerar novas oportunidades de trabalho e qualificação profissional para fazer a economia crescer em Mogi das Cruzes. “Nossa ambição em cooperar com a AGFE é fazer parte deste processo de motivar talentos de Mogi e Alto Tietê. A ideia é dar visibilidade às pessoas com competência e ambição para contribuir com um futuro melhor, sem que elas precisem deixar a cidade”, resume o diretor-presidente para a América Latina da Höganäs, Adriano Machado, também sócio-fundador da AGFE.

Conteúdo de marcaVantagens de ser um assinanteVeicule sua marca conosco
O Diário de Mogi© Copyright 2023É proibida a reprodução do conteúdo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por