Diário Logo

Notizia Logo

Höganäs Brasil: Transformar a água da chuva em um recurso

Solução foi desenvolver e construir uma Estação de Tratamento de Água (ETA)

22 de março de 2023

Água da chuva se torna um recurso utilizável | Reprodução - Freepik

Reportagem de: O Diário

A equipe da Höganäs Brasil identificou uma oportunidade de transformar a água da chuva em um recurso utilizável na planta em Mogi das Cruzes e, assim, diminuir a necessidade de água potável nos processos produtivos. A solução foi desenvolver e construir uma Estação de Tratamento de Água (ETA), que completa um ano de operação neste 22 de março de 2023, Dia Mundial da Água. Nos primeiros meses de operação já foram devolvidos quase 300 metros cúbicos de água filtrada.

A Estação de Tratamento de Água da Höganäs, primeira em uma empresa na região do Alto Tietê, coleta, armazena e filtra a água da chuva, para torná-la utilizável nos processos de produção da empresa.

A disponibilidade de água potável é uma questão crítica globalmente e, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), dois bilhões de pessoas vivem em países com escassez desse recurso. Ao mesmo tempo, a mudança climática causa perda de água doce, em um cenário em que o aumento do nível do mar gera intrusão de água salgada em fontes de água doce, enquanto os desertos estão se espalhando e as geleiras derretendo.

“Como o consumo responsável de recursos hídricos é um desafio, vimos essa oportunidade como uma forma de aproveitar a água da chuva, filtrá-la e disponibilizá-la para o processo em nossa fábrica. Nossa área fabril é extensa, com grandes prédios e telhados, e a água da chuva simplesmente iria embora sem recuperação. Achamos isso um desperdício de recursos”, afirma Bianca Santos, Técnica de SSMA, Departamento de Segurança e Meio Ambiente.

A ETA é formada por uma cisterna e dois tanques. Utiliza geração de ozônio e filtração zeólita, além de absorção automatizada, para filtrar a água. Tem capacidade para armazenar 300 metros cúbicos e pode chegar a reaproveitar aproximadamente 43.000 metros cúbicos de água anualmente. Isso diminui a demanda pelo uso de água potável, além de economizar até 2,5 toneladas de emissões de carbono.

“O projeto foi totalmente feito internamente. Nossa equipe de engenharia de processos foi responsável pelo dimensionamento da estrutura e o método de tratamento foi desenvolvido em conjunto com fornecedores homologados. Nossa equipe interna administrou o projeto o tempo todo”, completa Bianca.

Os resultados da operação da Estação de Tratamento de Água têm sido muito positivos. Inicialmente já tivemos uma economia de 2307 metros cúbicos de água, que equivale ao consumo médio residencial, que é de 200 litros por dia – segundo a OMS, de um período de 31 anos.

Saiba mais:

• A estação de tratamento de água filtra a água da chuva e, ao limpá-la, a água da chuva pode ser usada nos processos de produção em vez de água doce.

• O projeto foi iniciado e desenhado pela equipe de engenharia de projetos de Mogi das Cruzes e o método de tratamento foi desenvolvido em conjunto com fornecedores cadastrados na Höganäs Brasil.

• A estação de tratamento de água foi inaugurada no Dia Mundial da Água, em 22 de março de 2022.

Höganäs na AGFE

A Höganäs é uma das 26 grandes empresas que participam da Agência de Fomento Empresarial (AGFE). O objetivo deste grupo é gerar novas oportunidades de trabalho e qualificação profissional para fazer a economia crescer em Mogi das Cruzes. “Nossa ambição em cooperar com a AGFE é fazer parte deste processo de motivar talentos de Mogi e Alto Tietê. A ideia é dar visibilidade às pessoas com competência e ambição para contribuir com um futuro melhor, sem que elas precisem deixar a cidade”, resume o diretor-presidente para a América Latina da Höganäs, Adriano Machado, também sócio-fundador da AGFE.

Veja Também