Entrar
Perfil
Recursos Humanos

Gestão corporativa moderna valoriza pessoas e amplia produtividade

Departamento de RH precisa ir além de questões operacionais para disseminar a cultura do negócio, engajar os times e aumentar a motivação

Especial AGFE
01/06/2022 às 17:51.
Atualizado em 01/06/2022 às 17:51

Na Padrão Serviços, setor de RH gerencia o capital mais importante do conglomerado: o humano (Divulgação / Padrão Serviços)

Olá, quer continuar navegando no site de forma ilimitada?

E ainda ter acesso ao jornal digital flip e contar com outros benefícios, como o Clube Diário?

Já é assinante O Diário Exclusivo?
Recursos Humanos

Gestão corporativa moderna valoriza pessoas e amplia produtividade

Departamento de RH precisa ir além de questões operacionais para disseminar a cultura do negócio, engajar os times e aumentar a motivação

Especial AGFE
01/06/2022 às 17:51.
Atualizado em 01/06/2022 às 17:51

Na Padrão Serviços, setor de RH gerencia o capital mais importante do conglomerado: o humano (Divulgação / Padrão Serviços)

A busca por inovações não pode ficar restrita aos serviços e produtos oferecidos aos clientes. Quem orienta é o diretor-presidente da Padrão Serviços, Sidemir Inácio, ao explicar que esta mesma visão tem de ser aplicada internamente, na construção de fluxos sólidos de trabalho, que criam um ambiente produtivo com destaque para a valorização do capital humano. A gestão corporativa moderna não é novidade dentro da empresa. Foi incorporada à rotina há longo tempo e sendo aperfeiçoada ano após ano.

Um dos fatores de sucesso de qualquer negócio é a atuação do setor de Recursos Humanos porque, segundo o executivo, responde pelo gerenciamento do que Sidemir classifica como o capital mais importante da empresa: o humano. “Na Padrão, temos uma equipe bem bacana e experiente que desempenha funções importantes como admissões, desligamentos, controle de ponto, benefícios, plano de saúde, vale-alimentação, vale-refeição, folha de pagamento, férias, cuidados com os colaboradores afastados, além de auxiliar o colaborador em todas as suas dúvidas”, avalia.

No entanto, pondera o empresário, é preciso lembrar que o departamento de Recursos Humanos está se tornando menos operacional e cada vez mais estratégico. Ou seja, o RH tem de ir bem além dos processos convencionais para criar ações que visem o bem-estar dos colaboradores.

“É importante ressaltar que diferentemente do RH operacional, modelo tradicional de gestão focado, sobretudo, na realização de procedimentos mais burocráticos, o RH inovador tem como objetivo principal cuidar do capital humano, nosso maior ativo. Tudo isso, obviamente, sem deixar de lado os objetivos e necessidades da empresa.  Em outras palavras, o RH da Padrão atua como uma espécie de ponte entre negócio e colaboradores”, alinhava o diretor-presidente.

Organizado, articulado e integrado aos demais setores, detalha Sidemir, o departamento de RH compreende os anseios e expectativas de todos os lados. Diante disso, “consegue criar estratégias de valor para disseminar a cultura do nosso negócio, melhorar o clima organizacional, engajar os times, aumentar a motivação e a produtividade”.

Colaboradores preparados geram alto grau de satisfação nos postos de trabalho (clientes), pela eficiência de suas ações. Por meio desse reconhecimento, capta-se novos clientes e, com isso, a empresa pode se expandir e investir mais.  Ao se tornar referência em sua área de atuação, ela amplia sua atuação de forma socialmente responsável e ganha até o reconhecimento da comunidade na qual está inserida.

Ocorre o que o executivo sintetiza como “um ciclo positivo de crescimento e amadurecimento”. Na avaliação de Sidemir, essa postura fortaleceu a Padrão Serviços ao longo das mais de três décadas de atuação, permitindo o reconhecimento do conglomerado no mercado. “Não falamos em fórmula de sucesso, mas temos convicção de que o tripé – alto investimento em tecnologia, valorização e qualificação do nosso capital humano e comprometimento socioambiental – tem nos mantido na rota e nos ajudado a evoluir com a sociedade e a economia”, pontua ele.

  Padrão na AGFE

A Padrão Serviços é uma das 25 grandes organizações de Mogi das Cruzes e região que integram a Agência de Fomento Empresarial (AGFE). Sócio-fundador da entidade, Sidemir Inácio aponta que um dos atributos da AGFE é o potencial de gerar novas oportunidades e qualificação profissional para fazer a economia mogiana crescer. A ideia é que as empresas da região não busquem mão de obra nem serviços em outras cidades.

Conteúdo de marcaVantagens de ser um assinanteVeicule sua marca conoscoConteúdo de marcaConteúdo de marca
O Diário de Mogi© Copyright 2022É proibida a reprodução do conteúdo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por