Entrar
Perfil
AÇÃO EM REDE

Empresas do Ação em Rede focam projetos ambientais e sociais

Parceria entre a AGFE, a TV Diário e O Diário é renovada e vai divulgar e incentivar metas para cuidar do planeta e das pessoas

Eliane José
26/11/2022 às 08:07.
Atualizado em 26/11/2022 às 08:07

POTENCIAL Parceria da AGFE com o jornal O Diário e a TV Diário contribui para a valorização do desenvolvimento econômico sustentável de Mogi e região do Alto Tietê (Danilo Scarpa)

Olá, quer continuar navegando no site de forma ilimitada?

E ainda ter acesso ao jornal digital flip e contar com outros benefícios, como o Clube Diário?

Já é assinante O Diário Exclusivo?
AÇÃO EM REDE

Empresas do Ação em Rede focam projetos ambientais e sociais

Parceria entre a AGFE, a TV Diário e O Diário é renovada e vai divulgar e incentivar metas para cuidar do planeta e das pessoas

Eliane José
26/11/2022 às 08:07.
Atualizado em 26/11/2022 às 08:07

POTENCIAL Parceria da AGFE com o jornal O Diário e a TV Diário contribui para a valorização do desenvolvimento econômico sustentável de Mogi e região do Alto Tietê (Danilo Scarpa)

Empresas integrantes da Agência de Fomento Empresarial de Mogi das Cruzes, a AGFE, renovaram o projeto Ação em Rede em parceria com a TV Diário e o jornal O Diário para o desenvolvimento de um programa de valorização do desenvolvimento econômico sustentável de Mogi das Cruzes e da região do Alto Tietê em 2023.

O cronograma de ações de comunicação e diálogo com a comunidade e a sociedade civil terá como espinha dorsal o incentivo, concretização e divulgação do compromisso que se populariza cada vez mais e destaca-se pelo pacto firmado entre empresas e seus responsáveis e investidores, com atitudes para proteger e cuidar do planeta e das pessoas. 

Esse é o conceito do ESG (Environmental, Social e Governamental Corporative) que ganha força diante dos desafios impostos horizontalmente a todos os moradores e países do mundo, e mais intensamente  observado a partir das mudanças climáticas. 

Apesar de o clima ser o problema mais visível, há outras preocupações e dores planetárias para o desenvolvimento econômico baseado na adoção de boas práticas  ambientais, sociais e de governança.

O economista Claudio Costa, um dos fundadores e diretor-executivo da AGFE, afirma que a agenda ESG responde à maior urgência do mundo, pois “o que está em risco é a perenidade do planeta, da civilização”. Nesse contexto, acentua ele, as empresas “já estão construindo e aplicando ações que visam conciliar os seus lucros e missão com o desenvolvimento de produtos e negócios de maneira sustentável”. As que ainda não estão nesse caminho serão inspiradas pelas demais, confia ele.

ACERTO Claudio Costa considera positiva a exposição do que as empresas produzem e inovam (Arquivo O Diário)

Por meio de divulgação do que já está sendo feito no mundo e na região por esse grupo de grandes corporações, responsáveis pela maior parte dos empregos gerados na cidade, o Ação em Rede seguirá como um canal para “compartilhar com outras empresas, engajar colaboradores e a comunidade para que todos possam agir para gerar impacto nas causas do ESG”, sublinha Claudio Costa.

A missão do ESG é promover desenvolvimento das empresas e a geração de renda em consonância com a preservação do meio ambiente e da qualidade de vida e a entrega de práticas de governança das corporações calçadas na transparência. legalidade e resolutividade.

Na apresentação da nova parceria, em evento na TV Diário, na última quarta-feira (22), o diretor de Operações da emissora e do jornal O Diário, Renato Cocenza, ressaltou que o Ação em Rede é um dos projetos mais relevantes da empresa de comunicação porque visa “incentivar as boas iniciativas adotadas pelas empresas e que têm impacto na vida das pessoas, da comunidade. As práticas de ESG são resposta para as urgências socioambientais da humanidade”.

Renato Cocenza, diretor de Operações Comerciais da TV Diário (Arquivo pessoal)

Em outro viés, destaca Cocenza, a parceria iniciada neste ano, permitiu a divulgação de todas as empresas participantes na TV Diário e no jornal O Diário e “conseguiu atingir um dos objetivos da nossa emissora, que é a valorização humana, das pessoas e, nesse caso, dos milhares de colaboradores das empresas da AGFE, que puderam mostrar às suas famílias e à sociedade o que produzem, o papel deles no ambiente empresarial. São eles que estão à frente das linhas de inovação e fabricações de produtos e soluções, e na prestação de serviços”.

Para a TV Diário, finalizou, a parceria com a AGFE e cada uma das empresas, é um “motivo de orgulho e de sensação de missão cumprida por divulgar e atuar no desenvolvimento social e econômico de Mogi e região”.

Além de inserções institucionais na grade da programação da TV Diário, no ano que vem, duas novidades serão acompanhadas pelo público: a veiculação semanal pelas redes sociais do jornal O Diário de um podcast, apresentado por Claudio Costa, e que terá como convidados representantes das empresas da AGFE, além de convidados, como colaboradores e outros especialistas em assuntos ligados ao mercado  regional, ao ESG, à economia e a vida do país; além de uma nova página na edição impressa do jornal, com um artigo semanal produzido por esse conjunto de atores e notícias do setor.

 Quem participa
As 26 empresas ancoradas na AGFE geram cerca de 160 mil empregos e R$ 42 bilhões de impostos. São elas: Hospital Santa Maria, ARV Systems, Magno Peças, AGCO do Brasil Soluções Agrícolas, Air Products, Club Med, Elgin, GM, Höganäs, Rud Correntes, JSL, MGITECH, NGK/NTK, Neo, Ponsse, Gerdau, UMC (Universidade de Mogi das Cruzes), Vamos, Nachi, Padrão, McDonald’s, Embu SA Engenharia e Comércio, Radial Transporte, Veran, Hapvida e Odontoprev.

 Divulgação de empresas atrai colaboradores e negócios

 Criada em 2021, a Agência de Fomento Empresarial de Mogi das Cruzes realizou uma pesquisa com os associados sobre os resultados dos 23 projetos desenvolvidos no decorrer do tempo até o momento. Entre os itens melhor avaliados pelos empresários estão itens como a promoção da capacitação profissional e o “Ação em Rede”. “Para os associados, esse projeto recebeu os conceitos bom, muito bom e ótimo. Ou seja, ele se mostra um acerto porque permitiu que as empresas demonstrassem à sociedade o potencial de cada uma delas, e da própria cidade”, avalia Claudio Costa, da AGFE.

“Havia uma falta de comunicação do que era produzido, inovado e planejado por essas empresas. E, alguns dos resultados, foram a atração de colaboradores que desconheciam o próprio mercado de trabalho local, e também a formatação de novos negócios. Por exemplo, hoje, o conteúdo do Ação em Rede ganha outras plataformas, como o Linkedin. Essa experiência tem sido ressaltada por matrizes de empresas de outros países e que se mostraram surpresas com esse meio de interação com a comunidade e o mercado”, comentou.

Uma proposta executada durante 2022 foi a busca de capacitação profissional por meio de parcerias com entidades como o Senai, Sebrae e a Universidade de Mogi das Cruzes, além do governo do Estado e a Prefeitura. Um resultado colhido foi a formação de soldadores em dois cursos realizados no decorrer do segundo semestre.

Dos 98 participantes, 60% formandos foram contratados, um índice considerado de sucesso. A requalificação profissional seguirá na mira, com atenção para setores como o de hotelaria e serviços. 

Outra novidade, em breve, será o Conexão Indústria, que pretende abrir as portas das empresas para estudantes e estimular a formação profissional. 

 Made In Alto tietê
Responsável por um parque de inovação e de produção industrial e de serviços indutor da projeção econômica e social de Mogi das Cruzes e Alto Tietê, a atividade empresarial representada pelas 26 empresas integrantes da Agência de Fomento Empresarial de Mogi das Cruzes, a AGFE, seguirá como destaque em peças institucionais que serão apresentadas na programação da TV Diário, segundo afirma Renato Cocenza, diretor de Operações da emissora mogiana e do jornal O Diário.

As boas práticas desenvolvidas por esse pool de empresas e seus colaboradores em Mogi e no Alto Tietê deverão ser ainda destacados nas peças que serão focadas nas ações de ESG, ou seja, nos projetos e atitudes em prol do meio ambiente, das contribuições sociais e práticas de governança.

Fundada no ano 2000, a TV Diário, emissora afiliada da Rede Globo, apoia práticas sociais de valorização e promoção do desenvolvimento humano do Alto Tietê. “Essa é a nossa missão, ver o desenvolvimento social regional”, reafirma Cocenza.

Conteúdo de marcaVantagens de ser um assinanteVeicule sua marca conosco
O Diário de Mogi© Copyright 2023É proibida a reprodução do conteúdo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por