Entrar
Perfil
AUTOMAÇÃO E ROBÓTICA

De Mogi, a ARV constrói robôs e soluções industriais, e gera 180 empregos

Empresa especializada em robótica e sistemas para automação é uma das mais novas integrantes da Agência de Fomento Industrial de Mogi das Cruzes

Eliane José
04/05/2022 às 15:23.
Atualizado em 05/05/2022 às 09:30

Instalada em Mogi das Cruzes, a ARV Systems é especializada em soluções para automação e robôs (Divulgação/ARV)

Olá, quer continuar navegando no site de forma ilimitada?

E ainda ter acesso ao jornal digital flip e contar com outros benefícios, como o Clube Diário?

Já é assinante O Diário Exclusivo?
AUTOMAÇÃO E ROBÓTICA

De Mogi, a ARV constrói robôs e soluções industriais, e gera 180 empregos

Empresa especializada em robótica e sistemas para automação é uma das mais novas integrantes da Agência de Fomento Industrial de Mogi das Cruzes

Eliane José
04/05/2022 às 15:23.
Atualizado em 05/05/2022 às 09:30

Instalada em Mogi das Cruzes, a ARV Systems é especializada em soluções para automação e robôs (Divulgação/ARV)

Uma das novas integrantes da Agência de Fomento Empresarial de Mogi das Cruzes, a ARV Systems é uma empresa especializada na criação e produção de soluções de automação industrial e robótica. Fundada há 13 anos pelo engenheiro André Constantinou, a planta instalada em Mogi das Cruzes é especializada no desenvolvimento de projetos e serviços para indústrias em segmentos como linhas de montagem, máquinas especiais, robótica, sistema de visão e serviços de manutenção,

André Constantinou, 44 anos, defende que a ancoragem na AGFE será um meio para aumentar a rede de relacionamento profissional, estabelecer negócios com empresas da cidade e do Alto Tietê, e divulgar a atuação da empresa que gera cerca de 180 empregos totais, sendo 50 diretos. O networking, termo em inglês usado para identificar a prática de freqüentar redes de contatos e de relacionamentos de trabalho e negócios, é um dos objetivos da AGFE, criada no ano passado e representante de 25 empresas de Mogi e Suzano (saiba mais).

Com uma carteira de clientes diversificada e nomes como O Boticário, L’Oréal, Avon, Colgate, Lorenzetti, Honda, Cargil, Corning, Kymberly Clark, P&G, Johnson&Johnshon, entre outros, a ARV atua em área que será cada vez mais exigida nas mais diferentes cadeias produtivas, como alimento, saúde, indústria  - e de todo o cartel produtivo de beleza, medicamentos, automóvel e outros.

Ao percorrer o portfólio da empresa mogiana o leitor se vê diante das possibilidades de melhorias nos sistemas industriais, a partir de meios de automação e da robótica que favorecem a economia, produtividade e otimização de processos de uma vasta gama de produtos.

Apenas para ficar em um dos tópicos, entre os 2.500 projetos implementados pela equipe da ARV, formada, em sua maioria, por moradores do município e região formados em escolas como a ETEC de Mogi das Cruzes, no setor de alimentação, já foram concebidas na unidade mogiana soluções para alimentação automática em encartuchadeiras, em máquinas termoformadoras e de produtos em caixas de embarque, seladora automática de caixas, paletização de produtos, garras para manipulação de produtos, sistema de visão  para inspeção de produto, para leitura de lote e validade, e para controle de embalagens.

Objetivos

O empresário afirma que a AGFE tem o objetivo de buscar a melhoria da competitividade e o fomento dos negócios, e parcerias em setores como o de Recursos Humanos.

Na empresa dele, segundo explica, atuam profissionais das áreas de engenharia, mecânica e eletromecânica, além de tecnólogos.

A média de idade dos colaboradores se situa entre  25 e 26 anos – um time que muitas vezes começa fazendo estágio e constrói carreira com a formação em escolas especializadas dentro e fora do país. Há exemplos, inclusive, de alguns integrantes convidados por empresas multinacionais, que foram vivenciar essa experiência e, depois, retornaram à ARV. Constantinou credita essa dinâmica ao ambiente de trabalho e aos desafios constantes para atender a demanda pelos projetos e soluções executadas na empresa, que está localizada na Vila Sagrado Coração de Maria, em Mogi das Cruzes.

Time da ARV Systems possui alunos da ETEC de Mogi das Cruzes: na foto, os representantes da escola Walter Moreira, Bruno Pereira e André Constantinou (Divulgação/ARV)

Formação

Parceiro da Escola Técnica (ETEC) Presidente Vargas, uma das mais tradicionais de Mogi das Cruzes, Constantinou comenta que a empresa tem atuado na atração do jovem em formação, que muitas vezes, nunca teve a oportunidade de pisar em um chão de fábrica e muito menos conhece o horizonte a ser aberto pela robótica.

Visitas dos estudantes à ARV servem de incentivo aos que se preparam para ingressar na indústria da chamada quarta revolução, ou 4.0, que mescla tecnologias para automação, troca de dados e conceitos como os sistemas ciberfísicos, internet das coisas, e etc.

Empresa há 13 anos em Mogi, a ARV tem clientes em diversos pontos do país (Divulgação/ARV)

Mercado

Caminho inevitável para a competitividade, redução de custos, o uso de processos mais tecnológicos, com o uso de robôs, já é realidade em parte das empresas. Porém, André Constantinou afirma que ainda há um “senso comum” de que as soluções são caras. “Aos poucos, esse posicionamento está sendo mudado em função dos resultados do emprego dessas soluções tecnológicas em setores diversos”, diz, afirmando que, embora não tenha clientes na cidade, conhece sistemas inovadores implantados em endereços como (AGCO) Valtra, NGK, e outros. “A indústria da cidade está bem, nesse caminho”, observou.

SAIBA MAIS

No site da ARV – sigla surgida do nome do proprietário, Andre, robótica (robotics) e visão artificial (vison), é possível acompanhar artigos sobre as novidades na indústria e tecnologia.

Lá, além da descrição da empresa e dados sobre como conhecer mais desse universo, o internauta  pode acessar um blog que trata de assuntos ligados à robóticos e os novos universos para a fabricação de produtos.

Vale a vista ao endereço: www. www.arvsystems.com.br

Conteúdo de marcaVantagens de ser um assinanteVeicule sua marca conosco
O Diário de Mogi© Copyright 2022É proibida a reprodução do conteúdo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por