Entrar
Perfil
EDUCAÇÃO E CULTURA

Concurso premiará redações após visitas ao Centro de Memória Julio Simões em Mogi

Poderão participar alunos que visitarem o espaço responsável por reunir registros sobre fundador da empresa e uma parte da história da cidade; resultado sai em novembro

O Diário
22/09/2022 às 09:28.
Atualizado em 22/09/2022 às 09:37

Centro de Memória e Cultura recebe estudantes em visitas guiadas que contam a história do fundador e da empresa Julio Simões (Foto: divulgação)

O Instituto Julio Simões, braço social da Simpar - holding que administra as marcas JSL, Movida, Vamos, CS Brasil, Automob, Banco BBC Digital e CS Infra -, está promovendo um concurso de redação para alunos do 4º ano do ensino fundamental das redes municipais de Mogi das Cruzes e região, que visitarem o Centro de Memória e Cultura Julio Simões durante o segundo semestre deste ano. Os prêmios incluem notebook, celular e tablet para os melhores colocados.  

Desde 2012, o Centro de Memória Julio Simões, localizado na sede da empresa, no distrito de Braz Cubas, em Mogi das Cruzes, recebe alunos com idade entre 10 e 16 anos e professoras da rede municipal de Mogi das Cruzes em visitas guiadas.

No local, o visitante conhece a história e tem acesso a registros e fotografias sobre o empresário Julio Simões [1928-2012] que fundou a empresa, posteriormente assumida por seus descendentes. O local abriga um acervo recente da história econômica e social de Mogi das Cruzes, onde a empresa deu os seus primeiros passos. Não por acaso, aliás, o tema da redação é "Os caminhos que devo seguir para realizar o meu sonho”.

Os professores encontram no espaço a oportunidade de ilustrar matérias dadas em sala de aula como os processos migratórios no país e a relação de produção entre o campo e a cidade através da história do empresário. 

Para participar, os alunos que visitarem o espaço durante o segundo semestre devem produzir uma redação sobre o que viram no Centro de Cultura e Memória Julio Simões e levar em conta o tema: “Os caminhos que devo seguir para realizar o meu sonho”. Cada escola visitante deverá selecionar as duas melhores redações e inscrevê-las no concurso através de um formulário, que deverá ser preenchido e entregue para o professor responsável pela turma do aluno no local da visita.  

Os textos serão avaliados por um comitê composto pelo Instituto e por representantes da Secretaria de Ensino de Mogi das Cruzes. A banca elegerá as três melhores redações, que serão premiadas da seguinte forma: 

1º lugar: 1 notebook; 

2º lugar: 1 tablet; 

3º lugar: 1 celular. 

Os vencedores serão revelados no dia 25 de novembro. 

Visita virtual

Por enquanto, as visitas ao Centro de Memória e Cultura Julio Simões são exclusivas para estudantes da rede pública municipal. Mas, as pessoas interessadas podem fazer um tour virtual pelo espaço que reúne registros sobre a trajetória iniciada pelo empresário Julio Simões (saiba mais aqui).

A história

Fundado pelo imigrante português e empresário Julio Simões em 2006, o instituto foi criado para desenvolver projetos socioculturais próprios e em parceria com outras ONGs. O objetivo da instituição Ince, além de organizar ações sociais promovidas pela holding. A instituição tem apoiado dezenas de ações culturais, ambientais e sociais em todo o Brasil. 

Em 2021, os projetos, segundo o instituto, impactaram mais de 3000 pessoas em todo o Brasil.

Outras informações sobre a atuação podem ser acompanhadas no site: www.institutojuliosimoes.org.br  

Conteúdo de marcaVantagens de ser um assinanteVeicule sua marca conosco
O Diário de Mogi© Copyright 2022É proibida a reprodução do conteúdo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por