Entrar
Perfil
Ensino Presencial

Calouros e veteranos retornam à UMC após dois anos de pandemia

Completando um mês do retorno às aulas, professores e alunos dizem estar felizes, muito empolgados e comemoram a volta à universidade

Especial AGFE
18/03/2022 às 18:10.
Atualizado em 18/03/2022 às 18:10

Em 2022, os cursos mais procurados na UMC foram Direito (bacharel e licenciatura), Psicologia e Odontologia (Divulgação / UMC)

Olá, quer continuar navegando no site de forma ilimitada?

E ainda ter acesso ao jornal digital flip e contar com outros benefícios, como o Clube Diário?

Já é assinante O Diário Exclusivo?
Ensino Presencial

Calouros e veteranos retornam à UMC após dois anos de pandemia

Completando um mês do retorno às aulas, professores e alunos dizem estar felizes, muito empolgados e comemoram a volta à universidade

Especial AGFE
18/03/2022 às 18:10.
Atualizado em 18/03/2022 às 18:10

Em 2022, os cursos mais procurados na UMC foram Direito (bacharel e licenciatura), Psicologia e Odontologia (Divulgação / UMC)

Após dois anos de ensino remoto, a Universidade de Mogi das Cruzes (UMC), calouros e veteranos celebram, com muita empolgação, o retorno do ensino presencial. O clima pelas alamedas da universidade e o volume de pessoas circulando pelo centro de convivência ou pelos corredores da instituição trazem de volta o clima da normalidade, mas claro, com todos os cuidados preventivos no combate à Covid-19.

A professora e coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo, Samira Bittar, diz estar muito feliz, pois é um momento de reencontro. “Eu, já nas primeiras aulas, levei meus alunos para o laboratório, o que torna o ensino muito mais dinâmico e didático. Pelo olhar deles, eu consigo identificar se, de fato, estão entendo o conteúdo”.

Maria Eduarda Rosa, de 18 anos, está vivendo sua primeira experiência em universidade e, para ela, tudo é uma novidade. “Eu estou gostando bastante dessa experiência na UMC. Tenho aprendido bastante coisa e me relacionado com muita gente”, observa. Ela conta que não se vê estudando remotamente e que sentiria falta da vida no campus.

Fabrine Coutinho, de 20 anos, está cursando o 2° período de Arquitetura e Urbanismo e destaca a importância da volta às aulas. “Aqui, conseguimos utilizar os espaços da universidade. Além de facilitar a comunicação com os professores, conseguimos interagir com nossos colegas de sala, de outros semestres e até mesmo de outros cursos”, explica a aluna. “Nesta transição de on-line para presencial, aprendi a valorizar ‘estar em conjunto’, pois isso auxilia no nosso crescimento pessoal e profissional”, completa.

Nesse retorno, há veteranos com ares de calouros. É o caso de Erina Harada, que ingressou na UMC em 2021, no curso de Publicidade e Propaganda e, até então, só havia participado de aulas on-line. “Com o retorno presencial, minha ficha de universitária caiu. Esse primeiro mês trouxe uma experiência maravilhosa e diferente!”

 Formação e qualidade de ensino

Em 2022, os cursos mais procurados na UMC foram Direito (bacharel e licenciatura), Psicologia e Odontologia, alcançando uma marca de 3 mil novos calouros.

Preocupada com a qualidade do ensino, a UMC oferece a todos os estudantes da universidade o Programa de Nivelamento, que auxilia o aluno na ampliação ou reforço de conhecimentos fundamentais do ensino médio, com aulas de Matemática, Português, Química, Física ou Biologia.

Com o retorno das aulas presenciais e a retomada do Programa de Nivelamento, em poucos dias após a divulgação do cronograma, as inscrições para as aulas de Biologia, no período matutino, já estavam esgotadas. Ainda há vagas disponíveis para as demais aulas. De modo geral, houve procura significativa por todas as disciplinas oferecidas.

O Professor Doutor Hélio Martucci, assessor pedagógico na Pró-Reitoria de Graduação, ressalta que o aluno da UMC tem a sua disposição o Portal do Aluno, além do Microsoft Teams. Trata-se da ferramenta amplamente utilizada durante o ensino remoto, que continuará disponível aos acadêmicos, mas, agora, servindo apenas como um recurso para apoio às aulas presenciais. Isso permite o compartilhamento de materiais para as aulas, artigos e listas de exercícios, entre outros. “Estamos felizes com o retorno dos nossos alunos e isso reforça o nosso compromisso de zelar por um ensino de qualidade e que tem como meta colocar nossos alunos em destaque no mercado de trabalho”, classifica ele.

 UMC na AGFE

A UMC é uma das 20 grandes empresas que participam da Agência de Fomento Empresarial (AGFE). O objetivo deste grupo é gerar novas oportunidades de trabalho e qualificação profissional para fazer a economia crescer em Mogi das Cruzes.

Conteúdo de marcaVantagens de ser um assinanteVeicule sua marca conosco
O Diário de Mogi© Copyright 2022É proibida a reprodução do conteúdo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por