Uso da areia de brita média, desenvolvida pela empresa com especificação adequada para os objetivos da indústria de concreto, é ampliado para toda a indústria da construção
E ainda ter acesso ao jornal digital flip e contar com outros benefícios, como o Clube Diário?
Uso da areia de brita média, desenvolvida pela empresa com especificação adequada para os objetivos da indústria de concreto, é ampliado para toda a indústria da construção
No início da década de 1980, as usinas de concreto buscavam desenvolver produtos com altas resistências para aplicações nas obras e edificações, como metrô, aeroportos, viadutos e edificações para diferentes fins. Desde então a Embu S.A. buscou desenvolver um tipo de areia que pudesse responder adequadamente às exigências técnicas das aplicações, resultando na obtenção de uma areia de brita média com especificação adequada a esse objetivo da indústria de concreto.
O desenvolvimento desse tipo de areia impôs alterações de processos e ajustes na linha de produção de pedra britada, com introdução de novos equipamentos de britagem e classificação, necessários para garantir um produto homogêneo em granulometria. Produzida a partir do granito não intemperizado, a areia desenvolvida é isenta de contaminações de frações minerais argilosas normalmente presentes nos capeamentos das jazidas e resultantes do metamorfismo da rocha. Tem como importantes características a uniformidade e homogeneidade, que só uma produção industrial e de controle de processo pode garantir, permitindo a entrega de um produto sempre regular à indústria de concreto.
A qualidade dessa areia permitiu que suas aplicações, com o passar dos anos, fossem ampliadas para toda a indústria da construção, passando a ser empregada para uma ampla gama de obras, de todos os portes, do pilar à viga, do contrapiso ao assentamento ou mesmo em etapas mais refinadas, como o reboco final.
Testes de qualidade foram realizados na Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP), um dos mais renomados laboratórios de São Paulo. O desempenho foi aprovado em todos os principais testes de qualificação a que foi submetida, como os de arrancamento da argamassa em blocos de concreto e cerâmicos, de resistência à compressão e à tração na flexão, potencial de aderência à tração, coeficiente de capilaridade e absorção de água.
A garantia de qualidade é um pressuposto que já faz parte do que a Embu S.A. sempre buscou nos seus produtos, ao longo de seus 60 anos de operação, contribuindo para que seja vista como uma das melhores empresas do setor de agregados do país. Essa posição de reconhecimento já lhe valeu o Prêmio Qualidade, concedido pelo Sindicato Nacional de Produtos de Cimento (Sinaprocim) e pelo Sindicato da Industria de Produtos de Cimento do Estado de São Paulo (Sinprocim). Em duas oportunidades também foi eleita e reconhecida como a “Empresa de Mineração do Ano – Categoria Agregados”, pelos leitores da revista Brasil Mineral.
Na Embu, além da preocupação com a qualidade dos produtos, a consciência e a pratica da sustentabilidade socioambiental de sua atividade são exercidos como princípios para obtenção de seus resultados econômicos. A empresa mantém o Instituto Embu de Sustentabilidade - IES, que desenvolve inúmeros programas de contribuição com a comunidade, privilegiando a inclusão social, a preservação do meio ambiente e gerando oportunidades e riqueza nas regiões onde estão seus empreendimentos de mineração. Uma das mais importantes unidades da Embu está em operação em Mogi das Cruzes, disponibilizando ao pequeno e grande construtor e ao lojista de materiais de construção, os mesmos produtos com a mesma qualidade que oferece as grandes obras de São Paulo.
Florisvaldo da Silva Guimarães é diretor-comercial da Embu S.A.
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com isso. Para mais informações leia a nossa termos de uso e política de privacidade .