Diário Logo

Notizia Logo

Tempestade, com raios e queda de granizo, atinge a capital paulista

Uma forte tempestade, acompanhada de queda de granizo e raios, atingiu a capital paulista na tarde desta sexta-feira (4), provocando queda de árvores e alagamentos. No Aeroporto de Congonhas, rajadas de ventos atingiram 81,5 km por hora e, num período de apenas uma hora, entre13h e 14h, a temperatura despencou de 29ºC para 19ºC. Parte […]

4 de março de 2022

Reportagem de: O Diário

Uma forte tempestade, acompanhada de queda de granizo e raios, atingiu a capital paulista na tarde desta sexta-feira (4), provocando queda de árvores e alagamentos. No Aeroporto de Congonhas, rajadas de ventos atingiram 81,5 km por hora e, num período de apenas uma hora, entre13h e 14h, a temperatura despencou de 29ºC para 19ºC. Parte do teto do saguão do aeroporto cedeu e o terminal de embarque de passageiros ficou alagado.

Segundo a meteorologista Carine Gama, da Climatempo, foram registradas 6.892 quedas de raios na Região Metropolitana de São Paulo, bem acima da média, que costuma ficar entre 3 mil e 5 mil. Na capital paulista foram 1.997 descargas elétricas.

O Corpo de Bombeiros de São Paulo registrava até 15 horas oito pontos de enchente, 35 quedas de árvores e um desabamento na capital paulista. Não há informações sobre vítimas. Foram registrados nove pontos de alagamentos em ruas e avenidas.

Carine afirma que a chuva começou no extremo leste de São Paulo, no município de Mogi das Cruzes, atingiu o ABC paulista e avançou por toda a capital paulista. Os maiores volumes de chuva e queda de granizo foram registrados na região dos bairros de Santo Amaro, Jabaquara, Butantã, Vila Prudente, Sé e Parque Novo Mundo.

Os meteorologistas analisam as imagens de satélite para entender o fenômeno. Segundo Carine, pode ter ocorrido um fenômeno chamado de micro explosão, que às vezes de confunde com tornado. Trata-se de uma corrente de ar descendente, que provoca ventania intensa e queda de granizo. 

O Centro de Gerenciamento de Emergências manteve estado de alerta na cidade entre 13h30m e 15h50m. A chuva que atingiu a região oeste da capital a partir deste horário foi bem mais fraca.

Veja Também