MENU
BUSCAR
MAIS LEVE

SP tem 288 cidades sem óbitos por Covid na última semana, incluindo duas do Alto Tietê

Entre os municípios que não tiveram novas mortes de 14 a 21 de julho estão Biritiba Mirim e Santa Isabel

O DiárioPublicado em 21/07/2021 às 14:27Atualizado há 7 dias
O balanço reflete o impacto positivo da campanha de vacinação para redução dos casos graves e mortes / Foto: divulgação / Condemat
O balanço reflete o impacto positivo da campanha de vacinação para redução dos casos graves e mortes / Foto: divulgação / Condemat

O Governo de São Paulo anunciou nesta quarta-feira (21) que o Estado de São Paulo identificou 288 municípios sem novas mortes por Covid-19 registradas na última semana. Entre eles, Biritiba Mirim e Santa Isabel representam a região do Alto Tietê.

O balanço reflete o impacto positivo da campanha de vacinação para redução dos casos graves e mortes pela doença e pode ser conferido na íntegra neste link.

Vale lembrar que nesta terça-feira (21), seis das 10 cidades do Alto Tietê notificaram mortes por Covid-19. As cidades sem vítimas foram Santa Isabel, Biritiba Mirim, Salesópolis e Guararema. A região se aproxima de 5 mil vítimas fatais da doença.

LEIA TAMBÉM: Estado registra 9 casos da variante Delta; Mogi está fora da lista

Ao que tudo indica, Mogi das Cruzes também caminha para um cenário favorável. Afinal, mesmo com redução de leitos, a ocupação na UTI Covid cai para 36% em solo mogiano.

Para o Vice-Governador, Rodrigo Garcia, "a vacinação, além de diminuir as internações, também está reduzindo o número de mortes em São Paulo. Quase metade das cidades do nosso estado, 288 municípios, não registraram nenhum óbito na última semana, o que também é fruto da vacinação avançada no Estado de São Paulo”, afirmou ele,

A constatação foi feita a partir de análise dos dados dos dias 14 e 21 de julho, que estão disponíveis para consulta pública no boletim oficial do Governo do Estado e foram registrados pelas 645 cidades paulistas no Sivep, sistema oficial do Ministério da Saúde.

LEIA TAMBÉM: SP avança em vacinação e tem menor média do ano de internações por Covid-19

São Paulo já vacinou mais da metade de sua população adulta com pelo menos uma dose de vacina contra Covid-19. Até as 12h51 de hoje, o Vacinômetro registrava um total de 32.702.898 doses aplicadas desde o início da campanha, somando 24.053.468 de primeira dose, 7.615.727 de segunda e 1.033.703 de dose única. Mais de 18,6% da população geral de SP já completou seu esquema vacinal, garantindo proteção completa contra a COVID-19.

A evolução da vacinação em São Paulo pode ser acompanhada no painel completo do Vacinômetro, no site https://vacinaja.sp.gov.br/vacinometro/. Nele, qualquer pessoa tem acesso a dados detalhados sobre doses aplicadas por município, distribuição de doses, ranking de vacinação, ranking de aplicação das doses distribuídas, evolução da aplicação de doses e estatísticas gerais do PEI.

 Pré-cadastro virtual

Quem integra os públicos-alvo da campanha pode realizar um pré-cadastro no site Vacina Já, que facilita o andamento da imunização tanto para o usuário quanto para os profissionais de saúde. O preenchimento do formulário não é obrigatório, mas leva de um a três minutos e economiza até 90% do tempo de atendimento nos postos de vacinação. 

Também é possível fazer o cadastro por meio de um assistente virtual no WhatsApp, fruto de parceria entre as Secretarias de Comunicação e da Saúde. O chatbot oferece ainda informações confiáveis sobre o Plano Estadual de Imunização, incluindo o calendário de vacinação atualizado, dados sobre o Plano São Paulo e tira-dúvidas sobre o coronavírus.

Para acessar o serviço no WhatsApp, basta adicionar o número +55 11 95220-2923 à lista de contatos e enviar um “oi” ou clicar no link wa.me/551.

ÚLTIMAS DE Brasil