Diário Logo

Notizia Logo

Restrições à Covid derrubam importações e exportações chinesas em novembro

Atingidas por restrições sanitárias impostas pelo governo chinês para combater a Covid-19, as importações e exportações do gigante asiático caíram em novembro para níveis não vistos desde 2020, segundo dados oficiais divulgados nesta quarta-feira (7) pelo governo central. As importações caíram 10,6% em relação ao ano anterior e as exportações, 8,7%. Em outubro, as vendas […]

7 de dezembro de 2022

Reportagem de: O Diário

Atingidas por restrições sanitárias impostas pelo governo chinês para combater a Covid-19, as importações e exportações do gigante asiático caíram em novembro para níveis não vistos desde 2020, segundo dados oficiais divulgados nesta quarta-feira (7) pelo governo central. As importações caíram 10,6% em relação ao ano anterior e as exportações, 8,7%. Em outubro, as vendas já haviam apresentado a primeira retração dos últimos dois anos.

A queda nas exportações é a mais forte desde fevereiro de 2020, no início da pandemia, quando a China estava praticamente paralisada. Enfrentando seu maior surto de infeções por Covid, o país manteve a sua rígida política de saúde que inclui testes em massa, quarentenas obrigatórias e confinamentos nas cidades onde ocorrem as infeções. As medidas afetaram o consumo das famílias, interromperam a cadeia produtiva e afetaram a demanda empresarial.

O risco de recessão nos Estados Unidos e na Europa, somada ao aumento dos preços da energia, fragilizou a demanda internacional por produtos chineses.

Veja Também