Diário Logo

Notizia Logo

Peixe com duas cabeças, porco com dois corpos; casos de má formação estão ocorrendo

Fenômeno extremamente raro entre as espécies animais, três casos de filhotes siameses foram descobertos no Brasil somente nos últimos dois meses. Além destes mais recentes (porcos e peixes), há uma série de registros sobre outras espécies que também apresentaram filhotes nascidos com a mesma mutação. A condição, no entanto, traz uma série de limitações aos […]

7 de maio de 2022

Reportagem de: O Diário

Fenômeno extremamente raro entre as espécies animais, três casos de filhotes siameses foram descobertos no Brasil somente nos últimos dois meses. Além destes mais recentes (porcos e peixes), há uma série de registros sobre outras espécies que também apresentaram filhotes nascidos com a mesma mutação.

A condição, no entanto, traz uma série de limitações aos animais, que dificilmente conseguem sobreviver tanto tempo quanto um filhote comum. Em seres humanos, 80% dos casos, em média, terminam em morte dos indivíduos, sendo essa estimativa ainda maior no mundo animal. Nos Estados Unidos, por exemplo, a ocorrência de siameses em humanos é de 1 a cada 200 mil nascimentos.

Porcos

No mais recente dos casos, um porco com dois corpos e uma cabeça está no laboratório do biólogo Jackson Preuss, professor da Universidade do Oeste de Santa Catarina. Ele recebeu a espécie e utilizará os corpos (que já chegaram sem vida ao local) para estudos.

— Isso pode ter diferentes origens. A gente sabe que pode ter origem ambiental, até mesmo micro-organismos causar isso. Mas a probabilidade de que essa má formação genética tenha ocorrido a consanguinidade é bem grande — contou o professor.

Siameses vivos

Outro caso de porcos siameses foi registrado no Brasil há menos de um mês. Em Jatobá do Piauí, moradores do interior do município encontraram o animal em uma ninhada de nove filhotes ao todo, segundo o depoimento da vizinha do criador dos animais ao “G1”.

Além dos siameses, que sobreviveram, um dos filhotes morreu durante o parto, mas todos os outros seis estão vivos e saudáveis, além da mãe, que também já se recuperou. Segundo o veterinário João Mendes, doutor em reprodução animal, trata-se de um caso bastante raro, mas que pode ser comum quando ocorre cruzamento entre animais que tem grau de parentesco.

Peixe de duas cabeças

Enquanto caminhava pela areia da praia, onde trabalha limpando a areia, Claudinei Antônio foi surpreendido com uma descoberta inusitada. Trabalhando há 25 anos nas praias da região, ele encontrou, pela primeira vez, um raro exemplar de peixe com duas cabeças.

— Esse peixe me chamou a atenção, porque é bem diferente, por ter duas cabeças. Aí, fiz várias fotos — contou ao “G1”. Ele encontrou o exemplar no mês passado, na Praia do Itararé, em São Vicente.

Outras espécies

Além dos casos recentes, outras espécies já desenvolveram gestações de siameses, alguns deles também no Brasil. É o exemplo de um morcego com duas cabeças que foi encontrado, já sem vida, debaixo de um pé de manga na cidade de Viana, no Espírito Santo. O animal foi levado para a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, para fins de pesquisa.

Nos Estados Unidos, duas tartarugas siamesas foram encontradas com vida em um aquário na cidade de East Norriton, em 2007. Apesar de saudáveis, os animais, porém, provavelmente seriam mortos por predadores em seu habitat natural, segundo Jay Jacoby, gerente do Big Al’s Aquarium Supercenter. Por conta disso, os animais foram mantidos em exposição para os visitantes no aquário.

Também nos Estados Unidos, um jacaré com duas cabeças foi flagrado à beira do Rio Hillsborough, em Seminole Heights, na Flórida. Em 2017, eles foram vistos pelo americano Justin Arnold, que passeava pela região com o seu cachorro.

 

Veja Também