Entrar
Perfil
ELEIÇÕES 2022

Panorama da terceira via: os prós e contras de Doria, Leite, Ciro e Tebet

Xadrez eleitoral teve intensas movimentações e reviravoltas nos últimos dias

Agência O Globo
01/04/2022 às 12:20.
Atualizado em 01/04/2022 às 12:20

Candidatos da terceira via para as eleições de 2022 (Imagem: Reprodução Carta Capital)

Olá, quer continuar navegando no site de forma ilimitada?

E ainda ter acesso ao jornal digital flip e contar com outros benefícios, como o Clube Diário?

Já é assinante O Diário Exclusivo?
ELEIÇÕES 2022

Panorama da terceira via: os prós e contras de Doria, Leite, Ciro e Tebet

Xadrez eleitoral teve intensas movimentações e reviravoltas nos últimos dias

Agência O Globo
01/04/2022 às 12:20.
Atualizado em 01/04/2022 às 12:20

Candidatos da terceira via para as eleições de 2022 (Imagem: Reprodução Carta Capital)

O xadrez eleitoral teve uma quinta-feira de movimentações intensas e reviravoltas, antes do fim da janela partidária nesta sexta, e do prazo para desincompatibilização, no sábado. Ao deixar o Podemos e se filiar ao União Brasil, o ex-juiz Sergio Moro anunciou que desistira “neste momento” de se lançar à Presidência. Outro gesto de repercussão foi a manutenção da candidatura de João Doria, apesar de não conseguir decolar nas pesquisas e estar desgastado no PSDB. Durante o dia, o ex-governador de São Paulo sinalizou que abriria mão de concorrer, mas recuou. Seu colega de partido Eduardo Leite renunciou ao cargo de governador (RS) e articula apoio de grupo de legendas para disputar a Presidência.

A saída de Moro, o nome da terceira via mais bem colocado nas pesquisas, e a fragilidade da pré-candidatura de Doria estreitam as alternativas desse segmento.  O MDB, da pré-candidata e senadora Simone Tebet, não descarta uma aliança com PSDB e União Brasil para lançar um único candidato da terceira via. Isolado, o ex-ministo Ciro Gomes (PDT) corre por fora. 

Carregando...

Veja os prós e contras de cada ums desses nomes:

Ciro Gomes

O pedetista é o nome da terceira via com o maior patamar de intenções de voto, e com desempenho estável, ao redor de 8%, com variações dentro da margem de erro. Segundo o Datafolha, Ciro é um dos únicos — o outro era Sergio Moro, que retirou seu nome da disputa — a atingir dois dígitos em alguns segmentos. No caso de Ciro, isso ocorre entre eleitores com ensino superior, onde chega a 11%, e numa faixa anterior ao topo da pirâmide de renda, formada por aqueles com remuneração familiar de cinco a dez salários mínimos, onde ele alcançou 12%.

A taxa de rejeição do pré-candidato do PDT, embora não seja das mais altas, chegou a 23% na pesquisa Datafolha de março, acima de outros nomes que tentam se viabilizar em alternativa a Lula e Bolsonaro. Outro empecilho é a dificuldade para crescer no Nordeste, região de seu reduto eleitoral, o Ceará, e onde o pedetista atuou, como ministro, no projeto de transposição do Rio São Francisco. Diante da concorrência de Lula, o mais forte na região, Ciro não passou de 7% na última pesquisa.

Eduardo Leite

O gaúcho, que oficializou ontem sua renúncia ao governo do Rio Grande do Sul, busca herdar a candidatura do PSDB postando em apoios internos, de alas do partido insatisfeitas com Doria, e de outras siglas da terceira via. Leite é visto com simpatia por integrantes do União Brasil e do MDB, além do PSD, que não tem participado de conversas por uma convergência, mas chegou a convidar o gaúcho para se filiar. Nas pesquisas, um dos principais trunfos de Leite foi a rejeição relativamente baixa, de 14%, já sendo conhecido por metade do eleitorado.

Na última pesquisa Datafolha, Leite teve 3% das intenções de voto na região Sul, seu reduto eleitoral, quando teve seu desempenho medido contra as pré-candidaturas de outras siglas. O desempenho foi numericamente igual ao de Doria na região em cenário semelhante, o que lançou dúvidas sobre o potencial de crescimento do gaúcho frente ao colega. Além disso, pesa contra ele o fato de o PSDB ter reafirmado ontem, em carta endereçada a Doria, que respeitará o resultado das prévias.

 João Doria

O pré-candidato apontado pelas prévias do PSDB registrou seu melhor desempenho, segundo pesquisa Datafolha deste mês, no estrato mais rico do eleitorado. Doria, que teve 2% das intenções de voto gerais, alcançou 5% na faixa dos que têm renda superior a dez salários mínimos. O segmento com maior entrada de Doria é justamente o que terá uma fatia de 10% de eleitorado “órfão” com a saída de Sergio Moro da disputa, o que abre a possibilidade de um avanço do tucano. Antes da entrada de Moro nas pesquisas, ele chegava a 7% entre os mais ricos.

A instabilidade do PSDB e o elevado patamar de rejeição a seu nome representam os principais desafios de Doria para viabilizar sua candidatura. Segundo o Datafolha, 30% dos eleitores dizem não votar “de jeito nenhum” em Doria, que já é conhecido por oito em cada dez entrevistados — uma combinação que torna desafiador o crescimento. O paulista convive com movimentos de Leite em busca da candidatura e com a oposição interna, que tem à frente o deputado Aécio Neves (MG) e o senador Tasso Jereissati (CE). 

 Simone Tebet

A senadora do MDB tem, assim como Leite, bom trânsito com lideranças de partidos da terceira via que buscam uma candidatura presidencial única, como União Brasil e PSDB. Tebet tem a menor rejeição entre os pré-candidatos já apresentados por esse conjunto de siglas, com 12%. Conta ainda a favor da emedebista o fato de seu partido ser tradicionalmente o mais capilarizado, com grande contingente de parlamentares e a maior rede de prefeitos pelo país: foram mais de 770 eleitos no último pleito municipal, em 2020.

Em que pese a baixa rejeição, Tebet apresenta uma elevada taxa de desconhecimento do eleitorado. Segundo o Datafolha, mesmo com a notoriedade da CPI da Covid no Senado, na qual Tebet teve postura atuante, ela é conhecida por apenas 30% dos eleitores, dentre os quais só 3% dizem conhecê-la “muito bem”. Os números, além de lançarem um desafio para a campanha, trazem incerteza sobre um eventual avanço de sua rejeição, algo habitual quando candidatos se tornam mais conhecidos.

Conteúdo de marcaVantagens de ser um assinanteVeicule sua marca conoscoConteúdo de marcaConteúdo de marca
O Diário de Mogi© Copyright 2022É proibida a reprodução do conteúdo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por