Diário Logo

Notizia Logo

O que é a Taxa Selic? Por que o juro básico do Brasil tem este nome?

O Banco Central (BC) elevou nesta quarta-feira os juros básicos da economia brasileira para 12,75% ao ano, o maior patamar desde 2017. Os juros básicos do Brasil são chamados de Taxa Selic.  Mas de onde vem este nome? E como os juros influenciam na economia?  Entenda, abaixo, como funciona este sistema.  É a taxa básica […]

5 de maio de 2022

Reportagem de: O Diário

O Banco Central (BC) elevou nesta quarta-feira os juros básicos da economia brasileira para 12,75% ao ano, o maior patamar desde 2017. Os juros básicos do Brasil são chamados de Taxa Selic. 

Mas de onde vem este nome? E como os juros influenciam na economia? 
Entenda, abaixo, como funciona este sistema. 

É a taxa básica de juros da economia. É o principal instrumento usado pelo Banco Central (BC) para controlar a inflação. Quando os preços sobem acima do previsto pelo BC, a Selic é elevada para tentar frear a inflação.  
O nome vem da sigla para Sistema Especial de Liquidação e de Custódia. É neste ambiente, no sistema Selic, que são comprados e vendidos títulos públicos federais. Através dessas negociações, o BC baliza os juros do mercado. 

Todos os dias, bancos e instituições financeiras captam e emprestam recursos uns aos outros. São operações que permitem o fluxo de dinheiro no sistema financeiro, para que os clientes possam tomar empréstimos, sacar recursos no caixa eletrônico ou compensar pagamentos de contas.  
Esses empréstimos de curto prazo, de um dia para outro, são feitos entre os bancos usando como garantia títulos públicos federais, ou seja, papéis da dívida da União.  

A custódia e liquidação destes títulos é feito no sistema Selic, que está sob gestão do BC. 

O Banco Central opera no sistema Selic, vendendo ou comprando títulos, para garantir que os juros praticados pelo mercado em suas operações diárias estejam dentro do patamar pretendido pelo BC.  

Diariamente, a média dos juros praticados nas operações de compra e venda de títulos neste sistema corresponde à taxa Selic.  

A cada 45 dias, o Comitê de Política Monetária (Copom), formado pelo presidente e pelos diretores do BC, avalia o cenário econômico e define qual é a taxa meta Selic, ou seja, qual é o patamar de juros que é preciso perseguir como referência no sistema Selic.  

A taxa Selic é definida pelo Copom levando em consideração a meta de inflação que o governo fixou. O objetivo é fazer com que os juros mantenham a inflação dentro da meta. 

Os juros altos tornam o crédito ao consumidor mais caro. Assim, fica mais difícil, por exemplo, comprar uma geladeira ou um carro parcelado. Juros mais altos inibem, portanto, o consumo.  

Com os consumidores menos dispostos a gastar, a tendência é que os preços subam menos. 

Por outro lado, quando os juros caem, tomar empréstimo fica mais barato. Há, assim, um incentivo ao consumo, o que pode abrir espaços para reajustes maiores nos preços.  

Não. O regime de metas para a inflação, adotado no Brasil desde 1999, é o mais usado em países desenvolvidos, como Estados Unidos e na zona do euro, e também em várias economias emergentes. Mas não é o único.  
Outros países, como a China, por exemplo, controlam a inflação a partir de um regime de câmbio fixo ou semifixo.  

Nas economias que adotam o sistema de metas de inflação, a taxa de juros é o principal instrumento de política monetária do Banco Central.

Veja Também