Apesar do número total de ocorrências ter caído em 2021 pelo segundo ano consecutivo, os pilotos ainda são as principais vítimas
Os motociclistas seguem no topo da lista de vítimas do trânsito na capital paulista. De acordo com relatório elaborado pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), os condutores de moto representaram mais da metade das pessoas que se feriram em acidentes no trânsito de São Paulo em 2021. Eles também são maioria entre as vítimas fatais.
Um total de 8.439 pessoas ficaram feridas em acidentes ocorridos nas ruas e avenidas da capital paulista ao longo de 2021. Desses, 4.671 eram pilotos de moto, de acordo com o relatório anual da CET.
Entre as vítimas fatais, os motociclistas também seguem na ponta: das 823 pessoas que perderam a vida no trânsito da capital no ano retrasado, 363 eram pilotos de moto, sendo 94 com idades entre 20 e 24 anos.
A maior parte dos acidentes foram registradas nos fins de semana, especialmente nas noites de sábado. Olhando apenas as ocorrências fatais, os acidentes acontecem, principalmente, nas madrugadas de sábado para domingo.
Ocorrências em queda
Apesar dos números, o total de acidentes registrados em São Paulo caiu pelo segundo ano consecutivo. Foram registradas 6.860 ocorrências em 2021, contra 9.837 em 2020.
Em nota, a Prefeitura de São Paulo afirma estar implementando uma série de medidas para diminuir os acidentes, como, por exemplo, a ampliação das frentes seguras — boxes de espera para motocicletas — antes da travessia nos cruzamentos de ruas e avenidas com semáfaros.
Outro programa voltado à segurança dos motociclistas é a Faixa Azul. Apesar de não ser obrigatória, estudos da CET baseados na Taxa de Severidade demonstraram que o risco de acidentes graves entre os motociclistas é três vezes menor para aqueles que utilizam a faixa, já presentes em alguns corredores importantes da cidade, como na Avenida Bandeirantes.
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com isso. Para mais informações leia a nossa termos de uso e política de privacidade .