Diário Logo

Notizia Logo

Morre a jornalista Glória Maria, no Rio de Janeiro

Na manhã desta quinta-feira (2), foi confirmada a morte da Glória Maria, no Hospital Copa Star, na Zona Sul do Rio de Janeiro, cidade onde ela nasceu. Um dos grandes nomes do jornalismo brasileiro, ela tinha um câncer no cérebro e, nos últimos dias, o tratamento deixou de fazer efeito. “Em 2019, Glória foi diagnosticada […]

2 de fevereiro de 2023

Reportagem de: O Diário

Na manhã desta quinta-feira (2), foi confirmada a morte da Glória Maria, no Hospital Copa Star, na Zona Sul do Rio de Janeiro, cidade onde ela nasceu. Um dos grandes nomes do jornalismo brasileiro, ela tinha um câncer no cérebro e, nos últimos dias, o tratamento deixou de fazer efeito.

“Em 2019, Glória foi diagnosticada com um câncer de pulmão, tratado com sucesso com imunoterapia. Sofreu metástase no cérebro, tratada em cirurgia, também com êxito inicialmente. Em meados do ano passado, Glória Maria começou uma nova fase do tratamento para combater novas metástases cerebrais que, infelizmente, deixou de fazer efeito nos últimos dias, e Glória morreu esta manhã, no Hospital Copa Star, na Zona Sul do Rio”, informou uma nota divulgada pela Rede Globo.

Nascida no Rio de Janeiro, Glória Maria sempre foi destaque e pioneira na profissão, sendo a primeira a entrar ao vivo no Jornal Nacional, além de inaugurar a era da alta definição na TV Brasileira. Durante sua trajetória profissional conheceu e mostrou mais de 100 países aos telespectadores. A jornalista vivenciou diversos momentos históricos.

Ela entrevistou celebridades como Michael Jackson, Madonna, Harrison Ford, Nicole Kidman e Leonardo Di Caprio, além de cobrir a Guerra das Malvinas (1982), os Jogos Olímpicos de Atlanta (1996) e a Copa do Mundo da França (1998).

Glória Maria deixa duas filhas, Maria (15) e Laura (14), que adotou em 2009.

Notas de pesar

Mulher negra pioneira no telejornalismo brasileiro, a morte de Glória Maria foi lamentada por autoridades. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva destacou sua trajetória profissional.

“Recebo com muita tristeza a notícia da morte de Glória Maria, uma das maiores jornalistas da história da nossa televisão. Glória foi repórter em momentos marcantes do Brasil e do mundo, entrevistou grandes nomes e deixou sua marca na memória de brasileiros e brasileiras”.

O ministro dos Direitos Humanos e Cidadania, Silvio Almeida, lembrou da referência que Glória foi para a população negra.

“É com enorme tristeza que o Brasil recebe a notícia da morte da jornalista Glória Maria. Glória foi uma das maiores na sua profissão, mas para além disso, foi uma referência, especialmente para a população negra deste país. Que nossos ancestrais a recebam em festa, Glória”.

A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, também destacou a importância da jornalista para as mulheres negras.

“Acabamos de receber a notícia de que Glória Maria faleceu. Meus sentimentos à família. Quem é mulher negra sabe da importância de tê-la visto na televisão. Glória é considerada a primeira repórter negra da televisão e sempre será lembrada como sinônimo de competência”.

Veja Também