Entrar
Perfil
A FORÇA COM VOCÊ

Mark Hamill chama atenção para prazo final de tirar título de eleitor no dia de 'Star Wars'

A famosa frase da saga, 'May the Force be with you' (que a Força esteja com você) inspirou o trocadilho 'May the forth', referente à data 4 de maio, quando fãs de todo mundo celebram os filmes

Agência O Globo
04/05/2022 às 18:08.
Atualizado em 04/05/2022 às 18:08

(Divulgação)

Olá, quer continuar navegando no site de forma ilimitada?

E ainda ter acesso ao jornal digital flip e contar com outros benefícios, como o Clube Diário?

Já é assinante O Diário Exclusivo?
A FORÇA COM VOCÊ

Mark Hamill chama atenção para prazo final de tirar título de eleitor no dia de 'Star Wars'

A famosa frase da saga, 'May the Force be with you' (que a Força esteja com você) inspirou o trocadilho 'May the forth', referente à data 4 de maio, quando fãs de todo mundo celebram os filmes

Agência O Globo
04/05/2022 às 18:08.
Atualizado em 04/05/2022 às 18:08

(Divulgação)

O que "Star Wars" tem em comum com a política brasileira? Ora, nesta quarta-feira, 4 de maio, é o último dia para adolescentes aptos a participarem das Eleições Gerais de 2022 tirarem seus títulos de eleitor por meio do site do Tribunal Superior Eleitora (TSE). Coincidentemente, o prazo caiu na mesma data em que é celebrada anualmente o dia da saga que atravessou gerações, desde o lançamento de seu primeiro filme, em 1977, intitulado "Star Wars — Episódio IV: Uma nova esperança". A célebre frase da franquia "Que a Força esteja com você" originou o trocadilho em inglês que marca sua comemoração, passando de "May the force be with you" para "May the Forth" (quatro de maio).

Nas redes sociais, o astro Mark Hamill, que interpretou o jedi Luke Skywalker, fez questão de lembrar os fãs brasileiros de seu compromisso cívico.

"Tirem o título de eleitor até 4 de maio, jovens do Brasil!", escreveu o ator em português no Twitter na última segunda-feira. "May the 4th be with you...ALL!", completou, em inglês, dizendo para o "quatro" (a Força) estar junto a "todos".

A postagem foi feita em resposta a um pedido do jornalista brasileiro Márcio Padrão que, por sua vez, fez sua postagem em meio aos comentários de um incentivo do ator Mark Ruffalo, também engajado politicamente, voltado especialmente para o público jovem do Brasil.
"Galera do Brasil! Deem RT aqui com os vídeos que vocês fizeram incentivando outros jovens a tirar o título. Vou repostar 5 vídeos antes da data limite de 4 de maio. Vamos bombar essa campanha! A democracia e o planeta saem ganhando", escreveu Ruffalo no domingo, dia 1º.

A partir desse post, o ator que encarna o Hulk na saga dos "Vingadores" produzida pela Marvel, repercutiu internacionalmente a paródia de uma cena icônica de "Meninas Malvadas", do influenciador digital Raphael Vicente, que já havia viralizado entre usuários brasileiros de redes sociais. Ruffalo também compartilhou em seu perfil no Twitter uma postagem de fãs do BTS, conhecidos como armys, mostrando como ocorreu uma campanha em seis capitais brasileiras para incentivar jovens a votarem nas eleições de outubro. Ele comentou ainda a reação de Hamill a seu post.

"É por isso que ele é um Mestre Jedi", disse Ruffalo em inglês, completando com as hashtags #OlhaOBarulhinho e #MayThe4th, numa publicação na segunda-feira.

No dia seguinte, véspera do encerramento do prazo de regularização do título de eleitor, Hamill voltou a destacar a importância do voto, convidando os adolescentes de 16 e 17 anos, cuja participação eleitoral no Brasil é opcional, a se registrarem para as Eleições de 2022.

"Você não precisa ser um Mestre Jedi para saber que o prazo para registrar (o título de eleitor) no Brasil é AMANHÃ", afirmou ele na terça-feira, dia 3, também aproveitando para usar a hashtag #MayThe4th.

De acordo com o TSE, foram realizados mais de um milhão de atendimentos a eleitores pelos sistemas Título Net e Elo entre segunda-feira e o início da tarde desta terça-feira. Houve 640 mil solicitações de forma virtual (Título Net) e 527 mil requerimentos de alistamentos eleitorais nos cartórios, o que totaliza 1,167 milhão de atendimentos em 36 horas.

"Todos os eleitores que solicitarem a emissão, transferência ou regularização do título até as 23h59 de quarta-feira (4) terão os pedidos analisados e decididos em tempo hábil pela Justiça Eleitoral. O andamento da solicitação pode ser acompanhado pela internet na página do TSE", informou o tribunal.

Pelo calendário eleitoral, o quantitativo final de eleitores aptos a votar, por município, será divulgado no dia 11 de julho.

Conteúdo de marcaVantagens de ser um assinanteVeicule sua marca conoscoConteúdo de marcaConteúdo de marca
O Diário de Mogi© Copyright 2022É proibida a reprodução do conteúdo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por