Entrar
Perfil
ASSISTA AO PRONUNCIAMENTO

Lula condena ataques terroristas e decreta intervenção na Segurança do DF

Presidente da República ainda caracterizou os ataques como abomináveis e acusou a falta de segurança em Brasília

O Diário
08/01/2023 às 18:03.
Atualizado em 08/01/2023 às 18:58

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva acaba de anunciar a decretação de intervenção federal no Distrito Federal. O interventor será Rircardo Garcia. A decisão vem em resposta aos atos de terrorismo vistos no DF na tarde deste domingo. As sedes dos três poderes foram invadidas e depredadas.

Veja acima o vídeo do pronunciamento de Lula. 

O presidente anunciou a medida de Araraquara, no interior de São Paulo, de onde acompanhava danos causados pelas chuvas na região. A intervenção vai até o dia 31 de janeiro. 

O senador Randolfe Rodrigues (Rede) e a presidente do Partido dos Trabalhadores, Gleisi Hoffmann, deram entrada em uma representação na Procuradoria Geral da República pedindo a intervenção no DF.

"Vocês devem ter acompanhado a barbárie em Brasília hoje. Aquelas pessoas que chamamos de fascistas, o que há de mais abominável na política, invadiram a sede do palácio e o Congresso. Achamos que houve falta de segurança", escreveu Lula em seu Twitter. O presidente também publicou o decreto assinado por ele para intervenção federal no Distrito Federal.

O jornalista Ricardo Garcia Cappelli será o interventor federal na área da Segurança Pública do Distrito Federal. Ele foi anunciado agora há pouco  pelo presidente Lula 

Cappelli ficará responsável pela Segurança Pública na Capital Federal. Ele é secretário-executivo do Ministério da Justiça e pessoa de confiança do ministro Flávio Dino.

A Advocacia Geral da União anunciou uma série de solicitações ao Supremo Tribunal Federal, pedindo que os manifestantes desta tarde, em Brasília, seja presos, além de outras medidas. 

O líder do governo pediu a retenção de todos os ônibus que levaram os invasores para Brasília.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva diz que todas as pessoas serão encontradas e punidas. "Vamos descobrir quem são os financiadores". O presidente decretou intervenção federal na segurança pública do Distrito Federal.

Lula ainda culpou o ex-presidente Jair Bolsonaro por estimular os atos realizados em Brasília:

"Essse genocida não só provocou isso, estimulou isso como, quem sabe, ainda está estimulando isso das redes sociais. Tem vários discursos do ex-presidente estimulando isso, estimulou a invasão nos três poderes sempre que ele pode". 

Caos

Grupos de apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro furaram o bloqueio montado pela Polícia Militar na Esplanada dos Ministérios e invadiram as sedes dos três Poderes - Congresso Nacional, o Palácio do Planalto e o Supremo Tribunal Federal (STF) - neste domingo. Os manifestantes terroristas, que promovem atos de vandalismo e de caráter golpista, estavam concentrados no Quartel-General do Exército, em Brasília, e desceram em direção à Esplanada ao longo da tarde.

Os terroristas depredaram o interior do Congresso, do Planalto e do STF, em ações registradas e transmitidas pelas redes sociais. No entorno do Planalto, os bolsonaristas entraram em conflito com a polícia e subiram a rampa, uma semana após a cerimônia de posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no mesmo local.

Conteúdo de marcaVantagens de ser um assinanteVeicule sua marca conosco
O Diário de Mogi© Copyright 2023É proibida a reprodução do conteúdo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por