Diário Logo

Notizia Logo

Casal pede na Justiça para Facebook apagar perfis falsos após episódio com morador de rua

Enquanto a polícia de Planaltina (DF) ainda investiga o que de fato aconteceu na noite do último dia 9 de março, quando Eduardo Alves de Sousa, de 31 anos, espancou um morador de rua de 48 anos, após encontrá-lo tendo relações sexuais com sua mulher, Sandra Mara Fernandes, de 33, a defesa do casal se […]

21 de março de 2022

Reportagem de: O Diário

Enquanto a polícia de Planaltina (DF) ainda investiga o que de fato aconteceu na noite do último dia 9 de março, quando Eduardo Alves de Sousa, de 31 anos, espancou um morador de rua de 48 anos, após encontrá-lo tendo relações sexuais com sua mulher, Sandra Mara Fernandes, de 33, a defesa do casal se movimenta para tentar conter o grande volume de perfis falsos criados nas redes sociais desde que o caso ganhou repercussão. Na última sexta-feira (18), as advogadas entraram com uma ação na Vara Cível de Planaltina solicitando uma ação por parte do Facebook (responsável também por Instsagram e Whatsapp, por exemplo) para que essas contas sejam deletadas e que informações difamatórias quanto ao caso sejam retiradas do ar. 

— O pedido foi ajuizado na sexta-feira para remoção de conteúdos e páginas fake que vêm sendo difundidas. Tanto a Sandra quanto o Eduardo desativaram as páginas que eles tinham após a divulgação do caso, e começaram a ser criados perfis fakes de gente se aproveitando da situação. Entre essas páginas, tem gente até publicando uma vaquinha para ajudar o morador de rua. Já solicitamos a remoção desse tipo de conteúdo e aguardamos — afirma a advogada do casal, Auricelia de Sousa. 

 Numa rápida busca pelas redes sociais é possível encontrar um sem fim de perfis falsos, principalmente em nome de Sandra. Vários afirmam ser “oficiais” ou “reais”, enquanto outros se definem até como “fã clube”. A reportagem contou pelo menos 50 só se fazendo passar pela comerciante. As páginas, com milhares de seguidores, se aproveitam para divulgar conteúdos de terceiros e apelam até para vaquinhas falsas. Uma delas promete o envio de foto sensual se o internauta pagar um boleto. Em várias publicações, os golpistas “alertam” falsamente aos seguidores que aquele perfil é o verdadeiro, e que os outros devem deixar de ser seguidos. A prática se repete em quase todos.

 O inquérito sobre o caso segue em andamento na 16ªDP de Planaltina (DF), em segredo de Justiça, a pedido do delegado Diogo Cavalcante. Eduardo afirma que agrediu o sem-teto pois ele estava violentando sexualmente sua esposa. Em áudio vazado, Sandra diz que ato foi consensual e que via Deus e a imagem do marido no morador de rua. Polícia investiga agora se a mulher estava em estado de fragilidade psicológica e se o pedinte teria se aproveitado da situação para fazer sexo com ela. 

— Com relação aos trâmites na delegacia, ainda se encontram em sede policial, em sigilo. A defesa já teve acesso às informações e aguarda o desfecho das investigações — comenta a advogada. — Eduardo teve aquela atitude por entender que houve ali uma violência sexual contra sua esposa.

Veja Também