Diário Logo

Notizia Logo

Brasil tem 207,8 milhões de habitantes, mostra prévia do Censo 2022

O Brasil chegou ao contingente de 207.750.291 milhões de habitantes este ano. É o que aponta o relatório elaborado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) com base nos dados coletados pelo Censo Demográfico 2022 até o dia 25 de dezembro. O órgão entregou nesta manhã os dados populacionais prévios do Censo ao Tribunal […]

28 de dezembro de 2022

Reportagem de: O Diário

O Brasil chegou ao contingente de 207.750.291 milhões de habitantes este ano. É o que aponta o relatório elaborado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) com base nos dados coletados pelo Censo Demográfico 2022 até o dia 25 de dezembro. O órgão entregou nesta manhã os dados populacionais prévios do Censo ao Tribunal de Contas da União (TCU).

A divulgação do resultado prévio ocorre após uma série de impasses que o IBGE enfrentou ao longo deste ano durante a operação da pesquisa, como a escassez de recenseadores e recusa dos domicílios, sobretudo de renda mais alta. Seguindo um modelo estatístico, o instituto entregou um resultado prévio do ano de 2022 a partir dos 83,9% da população recenseada, o que representa mais de 178 milhões de pessoas.

O diretor de pesquisas do IBGE, Cimar Azeredo, explica que o relatório dividiu os 5.570 municípios em “coletados” (4.410 do total) e “não totalmente coletados” (1.160), cuja contagem da população combina setores já recenseados com não recenseados, com estimativas populacionais.

— Este modelo adotado foi bastante estudado e aprovado pela Comissão Consultiva do Censo 2022, que olhou detalhadamente o processo desenvolvido para fornecer ao TCU e à sociedade os melhores dados técnicos e reais possíveis — afirma.

O número de 207 milhões de habitantes informado na prévia do Censo é inferior à estimativa populacional divulgada em 2021, que previu 213,3 milhões de brasileiros naquele ano. Segundo o IBGE, essa diferença ocorre porque as estimativas anuais levam em consideração o último Censo, geralmente realizado a cada dez anos. Neste caso, foi levado em conta o Censo Demográfico de 2010. Além disso, corrobora para a disparidade o fato de não ter sido feita uma contagem no meio da década, lembra o diretor de pesquisas do IBGE, Cimar Azeredo.

 

Novos dados deverão ser divulgados em março

As informações populacionais baseiam o rateio dos recursos do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e do Fundo de Participação dos Estados (FPE), cujos percentuais a serem distribuídos para as cidades e unidades federativas são definidos pelo TCU a partir de dados da população.

A coleta de dados para o Censo 2022, contudo, permanece ativa. A expectativa do IBGE é encerrar a a coleta dos dados em janeiro e concluir a operação da pesquisa em fevereiro, mês em que deverá ser feita uma checagem residual para verificar omissões, além de uma pesquisa de pós enumeração para avaliar a cobertura e a qualidade das informações. Assim, o IBGE prevê divulgar dados atualizados sobre a população brasileira em março de 2023.

Veja Também