Diário Logo

Notizia Logo

Bolsonaro reagrupa base e avança nos mais pobres: entenda os sinais de melhora na pesquisa

Com sinais de melhora na popularidade do governo, a pesquisa Datafolha divulgada na quinta-feira (24) indicou que o presidente Jair Bolsonaro (PL) cresceu em estratos beneficiados por isenções e mecanismos de transferência de renda incrementados desde o fim do ano passado, além de ter recuperado terreno em sua base. Ele estreitou a distância para o […]

26 de março de 2022

Reportagem de: O Diário

Com sinais de melhora na popularidade do governo, a pesquisa Datafolha divulgada na quinta-feira (24) indicou que o presidente Jair Bolsonaro (PL) cresceu em estratos beneficiados por isenções e mecanismos de transferência de renda incrementados desde o fim do ano passado, além de ter recuperado terreno em sua base. Ele estreitou a distância para o ex-presidente Lula (PT) nos segmentos de menor renda e em categorias como as de aposentados e estudantes, alvos de medidas recentes do governo. O titular do Planalto também retornou, nas regiões Sul, Norte e Centro-Oeste, a um patamar mais próximo ao de Lula e ao que registrava no início de 2021.

Por haver diferenças na lista de candidatos, a pesquisa deste mês não é diretamente comparável ao levantamento anterior, de dezembro. A curva de avaliação do governo, por sua vez, dá lastro à noção de que Bolsonaro cresceu: a aprovação de 25%, combinada à queda da reprovação para menos de 50%, não eram alcançadas pelo presidente desde o avanço das investigações da CPI da Covid, que mirou sua atuação na pandemia, e da escalada da inflação no segundo semestre.

No recorte por renda, Bolsonaro tem hoje menor desvantagem para Lula no eleitorado com remuneração familiar mensal de até dois salários mínimos, de acordo com o Datafolha. Trata-se do estrato que reúne a maioria dos beneficiários de programas sociais do governo, que são reunidos no Cadastro Único (CadÚnico), voltado a famílias com renda per capita de até meio salário mínimo, ou até três salários no total. Em janeiro, segundo o Ministério da Cidadania, havia 32,8 milhões de famílias inscritas no CadÚnico. Esse grupo inclui as 18 milhões de famílias que recebem desde novembro o Auxílio Brasil, cujo benefício médio ultrapassou os R$ 400 neste ano.

Entenda, em reportagem exclusiva para assinantes, que fatores influenciaram os sinais de melhora apresentados por Bolsonaro entre os eleitores de menor renda, assim como em segmentos de sua base, e a relação com o desempenho apresentado pelo ex-presidente Lula. Veja também, em infográfico, comportamentos do eleitorado por região e renda, que incluem também os presidenciáveis Sergio Moro (Podemos), Ciro Gomes (PDT), João Doria (PSDB) e André Janones (Avante).

Veja Também