Diário Logo

Notizia Logo

Avião arremete momentos antes de pousar no aeroporto de Guarulhos

Um avião arremeteu momentos antes de pousar no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, na última terça-feira (15). No vídeo divulgado nesta segunda-feira (21), que captura a cena da manobra e o áudio das comunicações que ocorreram na frequência de controle de tráfego aéreo, é possível ouvir uma controladora solicitando que o piloto do […]

21 de março de 2022

Reportagem de: O Diário

Um avião arremeteu momentos antes de pousar no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, na última terça-feira (15). No vídeo divulgado nesta segunda-feira (21), que captura a cena da manobra e o áudio das comunicações que ocorreram na frequência de controle de tráfego aéreo, é possível ouvir uma controladora solicitando que o piloto do voo 1403 da Gol “arremeta”, evitando a aterrissagem. 

Em seguida, a cena da manobra é realizada pelo piloto da aeronave. Nas imagens, que circulam nas redes sociais, ainda é possível ver um jato executivo avançando em direção à pista, sem autorização da torre de controle. Em nota, a Gol esclareceu que o método é usado após análise, em que o “Comandante verifica que o pouso não pode seguir cumprindo todos os requisitos de Segurança ou por determinação da torre de controle do aeroporto”, como neste caso.

No comunicado, a empresa aérea informou ainda que depois do procedimento, a aeronave prosseguiu para pouso, tocando o solo em segurança.

A arremetida é uma manobra em que a aeronave interrompe a aproximação quando está prestes a pousar. Tecnicamente é chamada de “procedimento de aproximação perdida”.

Veja Também