Diário Logo

Notizia Logo

Após demissão, Adrilles Jorge vira alvo de inquérito do MP por suposta saudação nazista

O Ministério Público de São Paulo instaurou um inquérito nesta quarta-feira (9) para investigar a conduta do ex-comentarista da Jovem Pan, Adrilles Jorge, que, nesta terça, fez um gesto semelhante a uma saudação nazista ao encerrar sua participação num debate justamente sobre afirmações antissemitas feitas pelo youtuber e ex-integrante do Flow Podcast, Bruno Aiub, de […]

9 de fevereiro de 2022

Reportagem de: O Diário

O Ministério Público de São Paulo instaurou um inquérito nesta quarta-feira (9) para investigar a conduta do ex-comentarista da Jovem Pan, Adrilles Jorge, que, nesta terça, fez um gesto semelhante a uma saudação nazista ao encerrar sua participação num debate justamente sobre afirmações antissemitas feitas pelo youtuber e ex-integrante do Flow Podcast, Bruno Aiub, de 31 anos, conhecido como Monark. 

De acordo com o MPSP, o inquérito foi instaurado pelo  Grupo Especial de Combate aos Crimes Raciais e de Inteligência (Gecradi). Os promotores entendem que, no contexto da defesa do apresentador Bruno Aiub, conhecido como Monark, Jorge encerrou um programa na Jovem Pan com uma saudação nazista, o que em tese contraria os dispositivos da Lei 7.716/89 (que prevê como crime preconceito contra qualquer raça ou cor, com pena de até cinco anos).

Nesta terça-feira (8), tanto o MP de São Paulo, quanto a Procuradoria-Geral da União (PGR), a pedido do próprio procurador-geral da República, Augusto Aras, já tinham instaurado uma investigação sobre as condutas de Monark e do deputado federal Kim Kataguiri (DEM) durante o programa ao vivo, transmitido para 400 mil pessoas. Enquanto o podcaster afirmou ser a favor da liberdade de criação de partidos nazistas ou mesmo de grupos antijudeus, o parlamentar disse que a Alemanha errou ao criminalizar o nazismo. 

Adrilles se defendeu, logo após seu desligamento da emissora onde trabalhava, afirmando que o gesto era apenas um “tchau”, que teria dado de forma “irônica e galhofeira”.  

“Fui demitido da Jovem Pan. Por dar um tchau deturpado por canceladores. Infelizmente a pressão de uma turba canceladora e sua sanha de sangue surtiram efeito . Agradeço à Jovem Pan pela oportunidade e a todos os amigos que lá conquistei e que em mim confiam e apoiam”, defendeu-se o comentarista em sua rede social. Ao fim do programa, no entanto, é possível ouvir o jornalista William Travassos reagindo ao gesto: “Surreal, Adrilles”. O comentarista, então, sorri, como se tivesse acabado de fazer uma piada.

 Ao fim do programa, no entanto, é possível ouvir o jornalista William Travassos reagindo ao gesto: “Surreal, Adrilles”. O comentarista, então, sorri, como se tivesse acabado de fazer uma piada. Ele justificou que, durante todo o tempo em que comentou o caso de Monark, se posicionou contra o nazismo, mas pediu desculpas à comunidade judaica que se sentiu ofendida. 

— Eu não fiz rigorosamente nada. Sou anti-nazista por natureza. Por outro lado, posso até pedir desculpas pelo calor do momento a pessoas que eventualmente tenham se enganado em relação ao meu gesto, particularmente à comunidade judaica. Eu jamais faria, nunca, de forma alguma, um gesto ignominioso a título de gracejo ou qualquer outra coisa. Até porque, reitero, nos 30 minutos que precederam a minha despedida, o meu tchau meio irônico, de uma forma meio galhofeira, não houve qualquer outra coisa, senão a condenação absoluta, total e irrestrita desse movimento pavoroso que é o nazismo, que não cabe nenhum tipo de brincadeira, aceno ou gracejo — disse em gravação publicada

Veja Também