Diário Logo

Notizia Logo

Aplicativo de mensagens Telegram é bloqueado em todo o País por ministro

A suspensão do aplicativo de mensagens Telegram em todo o País foi determinada, agora há pouco, em Brasília, pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). A determinação atende a um pedido da Polícia Federal, tendo sido enviada também a plataformas digitais e provedores de internet, para que sejam adotados os mecanismos necessários […]

18 de março de 2022

Reportagem de: O Diário

A suspensão do aplicativo de mensagens Telegram em todo o País foi determinada, agora há pouco, em Brasília, pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

A determinação atende a um pedido da Polícia Federal, tendo sido enviada também a plataformas digitais e provedores de internet, para que sejam adotados os mecanismos necessários para inviabilizar a utilização do aplicativo Telegram .

A TV Globo noticiou que a ordem para o bloqueio do aplicativo de mensagens ainda está em fase de cumprimento. As empresas estão sendo notificadas pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

No domingo passado (13), Fantástico mostrou numa reportagem que o Telegram é usado para propagar discursos de ódio, tráfico de drogas, comércio de dinheiro de falso, propaganda nazista e vendas de certificados de vacinação.

Moraes estabeleceu ainda multa diária de R$ 100 mil para as empresas que não cumprirem a determinação de bloqueio do aplicativo.

Abusos

A decisão de Moraes atende a um pedido da Polícia Federal e acontece também depois que  o Telegram não atendeu a decisões judiciais para bloqueio de perfis apontados como disseminadores de informações falsas, entre eles o do blogueiro Allan dos Santos.
Um dos aliados mais próximos da família Bolsonaro, Allan dos Santos é investigado no Supremo em dois inquéritos: o que apura a divulgação de ‘fake news’ e ataques a integrantes da Corte; e também o que identificou a atuação de uma milícia digital.

Veja Também