CULTURAL

Bibliotecas públicas da região retomam atendimento neste mês

GRADATIVA Cultura suzanense prepara para agosto retorno do atendimento nas cinco bibliotecas municipais. (Foto: divulgação)
GRADATIVA Cultura suzanense prepara para agosto retorno do atendimento nas cinco bibliotecas municipais. (Foto: divulgação)

A Secretaria de Cultura de Suzano deverá voltar a realizar empréstimos de livros e revistas do acervo das cinco bibliotecas públicas municipais a partir da semana que vem, quando a cidade estiver consolidada na fase 3 – Amarela – do Plano São Paulo de flexibilização da quarentena. Até lá, as unidades terão que permanecer fechadas ao público.

O funcionamento das bibliotecas instaladas nos Centros Culturais Francisco Carlos Moriconi (área central), Professor Luiz Antônio da Silva (Palmeiras), Nelson da Cruz (Boa Vista) e Monteiro Lobato (Jardim Colorado) e no Centro de Artes e Esportes Unificado (CEU) Alberto de Sousa Candido (Jardim Gardênia Azul) foi interrompido em março por meio do decreto municipal 9.432/2020, que estabelecia a suspensão de serviços não essenciais em razão da pandemia.

De acordo com a pasta, a retomada do atendimento nessas unidades ocorrerá após a permanência do município na fase amarela por um período de quatro semanas contínuas (28 dias), o que também permitirá a realização de atividades culturais, desde que respeitados os protocolos definidos pelo governo do Estado (horário reduzido, capacidade limitada a 40%, bilheteria presencial fechada, controle de acesso e assentos numerados e com distanciamento mínimo). No entanto, serão autorizadas apenas a retirada e a entrega de livros e revistas, mas não a leitura e a pesquisa no local.

Uma das alternativas neste momento é o acesso virtual ao conteúdo bibliográfico que trata da história de Suzano no site www.memoriaefuturosuzano.com.br, desenvolvido pela pasta e que funciona em conjunto com o novo Casarão da Memória. Na aba “Acervo” estão disponíveis documentos, fotos e vídeos. Além disso, a Secretaria Municipal de Cultura prevê ainda para este ano a entrega de duas novas bibliotecas públicas: uma no futuro Centro Cultural Casa Branca e outra no próprio Casarão da Memória.

Alexandria

O Sistema Alexandria também está disponível para a população como ferramenta de busca no acervo das cinco bibliotecas municipais. Para acessá-lo, basta entrar no site oficial da Prefeitura de Suzano, ir à seção “Cidadão – Serviços e Informações” e clicar em “Biblioteca Municipal”.

A procura pelo título de interesse pode ocorrer por meio de apenas uma palavra-chave ou de forma avançada, compartilhando o nome do livro, do autor, da seção e/ou da coleção a qual o título pertence. A busca também será possível pelo índice. Com isso, o usuário conseguirá verificar a disponibilidade do item, bem como em qual biblioteca está localizado.

Cadastro da Atividade Cultural segue até sábado

O prazo para cadastramento online de trabalhadores, instituições, coletivos, grupos e micro e pequenas empresas de natureza cultural de Suzano, segue até este sábado, dia 8 de agosto. A prorrogação atende a uma solicitação do Conselho Municipal de Cultura (CMC).

Além de auxiliar o poder público local na elaboração e na execução de ações para o setor, o levantamento das informações também será fundamental para referenciar a aplicação da nova Lei Aldir Blanc (lei federal nº 14.017/2020), que prevê auxílio emergencial para a categoria nesta pandemia do novo coronavírus.

A resolução 03/CMC/2020, assinada pela presidente Cleide Tomioka, estabelece que a lista de inscrições homologadas ou não será colocada à disposição até 17 de agosto (segunda-feira) em atos oficiais do município e poderá ser conferida no site da Prefeitura de Suzano.

Recursos quanto ao resultado deverão ser protocolados pelos interessados na sede da Secretaria Municipal de Cultura (rua Benjamin Constant, 682 – Centro) até as 17 horas do próximo dia 21 (sexta-feira). A previsão é de que a relação final de cadastrados homologados seja divulgada até 26 de agosto (quarta-feira).

A livre adesão ao Cadastro da Atividade Cultural deve ser feita exclusivamente pela Internet, por meio do link http://bit.ly/CadastroAtividadeCultural. Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail cultura@suzano.sp.gov.br ou presencialmente em um dos centros culturais da cidade, de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas: Francisco Carlos Moriconi (centro), Monteiro Lobato (Jardim Colorado), Professor Luiz Antônio da Silva (Palmeiras) e Nelson da Cruz (Boa Vista), além do Centro de Artes e Esportes Unificado (CEU) Alberto de Sousa Candido (Jardim Gardênia Azul).

De acordo com a Secretaria Municipal de Cultura, a Lei Aldir Blanc beneficiará trabalhadores, instituições, coletivos, grupos e empresas do ramo que foram penalizados com os efeitos da pandemia e que estejam dentro dos critérios estabelecidos para receber o auxílio financeiro.

Segundo a Secretaria Municipal de Cultura, a análise, homologação, classificação e apreciação dos recursos referentes aos cadastros e a organização dos editais relacionados à aplicação da Lei Aldir Blanc ficarão a cargo de uma comissão ainda a ser criada pela pasta.


Deixe seu comentário