Avaliações práticas do Detran retornam com agendamento do horário na segunda-feira

Desde o ano passado, a prova prática de direção está sendo realizada no Parque Leon Feffer. (Foto: Eisner Soares)
Desde o ano passado, a prova prática de direção está sendo realizada no Parque Leon Feffer. (Foto: Eisner Soares)

As provas práticas de direção, aplicadas pelo Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran.SP), serão retomadas nesta segunda-feira. O serviço estava suspenso desde o início da pandemia do novo coronavírus, no dia 20 de março, e agora, por meio de agendamento prévio pelo sistema e-CNH, os Centros de Formação de Condutores (CFCs) poderão atender alunos que tiveram o processo de habilitação interrompido durante o período de quarentena.

Em Mogi das Cruzes, desde o ano passado, as avaliações acontecem no Parque Leon Feffer, Braz Cubas. Antes, elas eram realizadas no Mogilar, mas a transferência se fez necessária devido ao início das obras de construção do novo ginásio de esportes. A cidade conta atualmente com 33 autoescolas cadastradas.

Com a suspensão das provas, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) alterou de 12 para 18 meses o prazo para conclusão do processo de habilitação. Em junho, o governo estadual permitiu, de forma gradual, que as atividades dos CFCs fossem iniciadas com as aulas práticas.

A partir de agora, o processo se estende à aplicação dos exames práticos, em ambientes abertos, de forma segura, aderente ao Plano São Paulo, seguindo protocolos sanitários do Detran.SP, debatidos com entidades que representam a categoria. Em relação às aulas teóricas, o sistema de reconhecimento facial, desenvolvido pela Prodesp para que os alunos possam realizar as aulas de forma remota, em casa, já está pronto e as empresas podem disponibilizar mais essa opção a seus clientes.

Para a primeira habilitação, as aulas teóricas acontecem de forma remota, ministradas pelos instrutores através de videoconferência. Já aqueles que passam por reciclagem, terão acompanhamento online, no modelo EAD. A realização das provas será presencial e individual. A aplicação será feita por agendamento pelos CFCs, seguindo os devidos cuidados. O uso de máscara será obrigatório e os Centros de Formação deverão oferecer álcool em gel para higienização das mãos.

Este mês, o Detran realizou ainda a entrega de 320 mil Certificados de Registro do Veículo (CRVs) via drive thru, tanto para despachantes quanto para particulares, e de 65 mil CNHs, via drive thru, para CFCs, e pelos Correios, para os endereços de cadastro dos cidadãos.

Por meio dos serviços online, o órgão ampliou em 48% as opções digitais para manter os atendimentos aos usuários. Entre as 64 opções disponíveis no portal (www.detran.sp.gov.br) e pelo aplicativo Detran.SP, estão renovação simplificada e segunda via de CNH, licenciamento, transferência, registro e liberação de veículo, consulta de multas e de pontuação na CNH, entre outros.


Deixe seu comentário