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Novos Audi A3 entram em pré-venda no Brasil

Tanto o modelo Sedan como o Sportback do A3 chegam inicialmente na versão Performance Black com motor a gasolina 2.0 litros de 190 cv

O DiárioPublicado em 14/05/2021 às 16:54Atualizado há 1 mês
Foto: divulgação
Foto: divulgação

A Audi já iniciou a pré-venda das novas gerações do A3 Sedan e do A3 Sportback, com as primeiras unidades previstas para desembarcar no Brasil em setembro, já como ano-modelo 2022. Em sua quarta geração na versão Sportback e segunda na Sedan, o Audi A3 é o modelo mais vendido da história da marca no País e, no mundo, já teve mais de quatro milhões de unidades comercializadas. A versão Performance Black será a única disponível no mercado brasileiro e durante o período de pré-venda estará com etiqueta de preço de R$ 264.990,00 na modalidade venda direta (depois o valor vai para R$ 284.990,00).

As novas gerações dos A3 Sedan e A3 Sportback apresentam proporções dinâmicas e um design mais esportivo. A ampla grade frontal Singleframe e as grandes entradas de ar na parte frontal acentuam seu caráter dinâmico. A linha de ombro da carroceria se estende suavemente dos faróis às luzes traseiras e a área logo abaixo dessa linha nas laterais é curvada para dentro, um novo elemento do design que dá maior ênfase aos arcos das rodas. 

Os faróis e as lanternas são full LED e contam com indicador dinâmico de setas na traseira de série. Como opcional, é possível adicionar os revolucionários faróis full LED Matrix, que agregam beleza e exclusividade ao A3 com assinaturas personalizadas ao entrar e sair do veículo. O conjunto é composto por 15 segmentos de LED que podem ser acionados individualmente e, além de mais eficiente e dinâmico, contribui para o aumento de segurança ao direcionar o facho de luz sem ofuscar os demais veículos nas vias.

Com 4,34 metros de comprimento e 1,82 metros de largura, o A3 Sportback cresceu pouco mais de três centímetros nestas duas dimensões em comparação com seu antecessor. A altura de 1,43 metros e a distância entre eixos de 2,64 metros permaneceram inalteradas.Dependendo da inclinação do banco traseiro, o compartimento de bagagem comporta entre 380 e 1.200 litros, sendo que o piso ainda pode ser regulado em diferentes alturas.

A versão Sedan cresceu em todas as dimensões comparado com a geração anterior: os 4,50 metros significam que ele é quatro centímetros mais comprido, porém a distância entre eixos permanece inalterada. A largura aumentou dois centímetros, indo para 1,82 metro, e a altura subiu um centímetro, para 1,43 metro. Isso resultou em um aumento de dois centímetros na altura da cabeça na parte frontal, além de mais espaço para os cotovelos. Com 425 litros, a capacidade de bagagem é a mesma do modelo anterior.

O design esportivo e sofisticado continua no interior, com alguns elementos inspirados no Lamborghini Urus, como as saídas de ar do painel e a nova alavanca de seleção de marcha, muito mais elegante, minimalista e tecnológica. Seu acionamento agora é eletrônico e utiliza o conceito “shift-by-wire”, sem o botão de trava mecânica que antes precisava ser acionado para realizar a troca.

Os bancos dianteiros são super esportivos, com apoio de cabeça integrados ao assento, e o interior conta ainda com acabamentos em alumínio, maçanetas de portas marcantes e um painel de instrumentos com aparência black-piano em diversos detalhes. Ele usa elementos familiares dos modelos de classes mais altas da marca e está equipado de série com um display sensível ao toque de 10,1 polegadas.

O Audi Virtual Cockpit de 12,3 polegadas de série  complementa as informações para o motorista e permite três visualizações diferentes, incluindo gráficos com visual esportivo. Os modelos conta ainda com carregamento de celular por indução e conexão com Android Auto e Apple Car Play.

Tanto a versão Sedan quanto Sportback da nova geração do A3 chegam ao Brasil com motor 2.0 TFSI a gasolina, que entrega potência de 190 cavalos e torque de 320 Nm. A transmissão é a de dupla embreagem S tronic de sete velocidades, que oferecem mudanças extremamente rápidas, e a tração é dianteira em ambos os modelos

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