Após a apresentação da nova picape S10, a Chevrolet se prepara para iniciar as vendas, nesse mês, do novo Trailblazer. O utilitário esportivo de sete lugares ganha atualização visual, mudanças mecânicas e estruturais, além mais equipamentos de série, como o Wi-Fi nativo e o sistema de frenagem autônoma de emergência auxiliado pelo assistente de frenagem inteligente. O modelo chega apenas na versão topo de linha Premier 2.8 turbo diesel com transmissão automática de seis marchas e preço sugerido de R$ 269.850.

À primeira vista, a linha 2021 do Trailblazer chama a atenção pelo design. As mudanças na parte frontal reforçam o aspecto de sofisticação do veículo e, ao mesmo tempo, garantem personalidade exclusiva. A frente é inédita, seguindo o estilo da atual linha de utilitários globais do fabricante. Diferencia-se pela grade toda escura com o nome Chevrolet em alto relevo entre duas barras cromadas. A tradicional gravata dourada, emblema da marca aparece pela primeira vez deslocada do centro, localizada agora mais embaixo, à esquerda, sobre uma trama tipo colmeia.

Todo esse conjunto está em harmonia com os faróis de LED e com o novo para-choque, que passa a contar com aplique central em cor diferenciada e uma moldura na parte inferior, projetada para melhorar a capacidade do veículo de superar obstáculos, principalmente em trajetos off-road. O mesmo propósito vale para o posicionamento mais elevado dos novos faróis auxiliares, que proporcionam maior proteção às lâmpadas e melhor poder de iluminação em determinadas situações, como na transposição de trechos alagados.

Observando a lateral do novo Trailblazer, o destaque são as rodas esportivas de 18 polegadas, com bordas usinadas e de seis aros chanfrados com acabamento grafite, exclusivo para o modelo. Na parte traseira, a principal evolução está na câmera de ré. O item, que já contava com alerta de tráfego cruzado, passa a projetar imagens de alta definição. Outra inovação é a função de engate com linha-guia específica, zoom para facilitar a operação de acoplamento e a possibilidade de acionamento temporário da câmera traseira em plena viagem para uma checagem da situação do reboque.

Como na picape S10, o Trailblazer conta com controle eletrônico de oscilação do trailer. Este sistema é capaz de identificar alguma instabilidade dinâmica da carreta e acionar seletivamente os freios do SUV para minimizar o efeito.

O SUV ganha uma série de recursos inovadores que agregam praticidade ao dia a dia, como o sistema Wi-Fi nativo com conexão para até sete dispositivos, com sinal até 12 vezes mais estável que o de um smartphone e capaz de se manter mais tempo conectado à rede 4G em função da antena que amplifica o sinal. A tecnologia permite que sejam feitas atualizações remotas (Over the Air) de sistemas eletrônicos do veículo. O SUV agora é capaz de identificar a necessidade de troca de óleo, por exemplo, e enviar um alerta para o WhatsApp do proprietário, que também pode iniciar a refrigeração da cabine à distância como forma de experimentar uma das várias funções do novo aplicativo myChevrolet. O novo Trailblazer incorpora ainda a mais moderna geração do sistema multimídia MyLink. A novidade é a projeção sem fio para Android Auto e Apple Car Play.

Com tração 4X4 com opção de reduzida, o Traiblazer conta ainda com seis airbags, alerta de colisão frontal, alerta de saída involuntária de faixa, alerta de ponto cego, controle eletrônico avançado de estabilidade e de tração e sistema de frenagem autônoma de emergência, que freia o veículo automaticamente ao identificar uma situação de risco envolvendo o veículo à frente ou um pedestre que esteja cruzando a dianteira. Este recurso funciona de 8 km/h a 80 km/h e pode mitigar ou mesmo evitar um acidente. O Trailblazer utiliza também a câmera deste sistema, localizada no alto do para-brisa, para ajudar o condutor numa frenagem de emergência.

O modelo é equipado ainda com acabamento interno premium, sistema de áudio de alta fidelidade, banco do motorista com regulagem elétrica, sensor de chuva e crepuscular, sistema de controle em declives, assistente de partida em aclives e sistema de monitoramento da pressão dos pneus, entre outros. O veículo acomoda até sete ocupantes em três fileiras de assentos em diferentes níveis de altura, proporcionando ótima visibilidade para todos. O compartimento de carga o utilitário tem capacidades de 205 litros a 1.830 litros.

O SUV é equipado com motor 2.8 turbo diesel, de 200 cv e 51 kgfm de torque máximo, que recebeu uma nova turbina e atualização do software da central eletrônica, que deixam as acelerações mais progressivas, reduzindo o efeito turbo lag comum a veículos com torque elevado. O propulsor conta com sistema que ajuda a reduzir os níveis de ruído e de vibração do veículo, e trabalha acoplado a uma transmissão automática de seis velocidades com opção de trocas manuais.