MENU
BUSCAR
MOTOR TURBO FLEX

Jeep Compass chega em nove versões

O SUV praticamente não mudou o visual externo, o que não se pode dizer do interior. Maior novidade mesmo é o novo motor turbo flex de 185 cv

O DiárioPublicado em 12/05/2021 às 19:23Atualizado há 1 mês
Foto: divulgação / Jeep
Foto: divulgação / Jeep

Queridinho dos motoristas brasileiros, o Jeep Compass chega em nova geração, estreando o motor tubo flex mais potente e de maior torque produzido no Brasil. O modelo chega também com novas versões - Série S Flex e Série Especial 80 Anos Flex e Diesel -, além de itens de direção autônoma e no mínimo seis airbags. Externamente, o Compass traz poucas novidades no design, com mudanças no para-choque dianteiro, novas rodas para todas as versões, na lanterna traseira, pintura das partes plásticas, faróis full LED com assinatura e faróis de neblina com a mesma tecnologia. 

Já o interior traz mais alterações e dispõe de quadro de instrumentos digital de 10,25 polegadas, além de novos volante, painel de porta, centrais multimídia com telas de até 10,1 polegadas, console central, painel de instrumentos e mais espaço para porta-objetos. Estão disponíveis três opções de cores para acabamento interno: preto, marrom e a nova cinza (esta última disponível para as versões Longitude e Série S). 

Com o maior torque e maior potência entre os propulsores flex produzidos no Brasil, além de baixo consumo de combustível e reduzido nível de emissões de poluentes, o motor T270 estreia na gama Jeep no novo Compass, sempre integrado ao câmbio automático de seis velocidades. Com potência máxima de 185 cv a 5.750 rpm e torque máximo de 270 Nm a 1.750 rpm, o propulsor faz o utilitário compacto acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 8,8 segundos – segundo o fabricante - e tem nota A de consumo pelo Inmetro. 

O novo Compass também tem como opção motorização turbo diesel TD350, de 170 cv de potência e 350 Nm de torque. O motor mantém seu baixo consumo de combustível (10,3 km/l na cidade e 13,5 km/l na estrada) e autonomia de mais de 800 quilômetros com tanque de 60 litros. Todas as versões turbo diesel do Compass possuem sistema de tração 4X4 Active Drive Low e câmbio automático de nove velocidades com troca de marchas pelas “borboletas” no volante. Ainda trazem seletor de terrenos, que permite distribuir o torque de forma seletiva entre os eixos da forma mais adequada para as condições de aderência do piso trafegado, e HDC (Hill Descent Control), que auxilia o motorista em descidas íngremes durante percursos off-road. 

Uma das novidades entre as funções que virão de série na nova geração do Jeep Compass, o Jeep Traction Control + é um sistema de controle de tração que atua em condições em que o veículo tenha piso de baixa aderência com o solo em uma das rodas. Ele está disponível para todas as versões Turbo Flex. O sistema aplica torque de frenagem na roda que está escorregando e transfere, pelo diferencial, o torque para outra roda que esteja em contato com o piso. Para habilitar a função, basta que o motorista pressione a tecla ASR OFF. 

As versões flex também ganharam um novo para-choque dianteiro e, com isso, um ângulo de entrada ainda maior, passando dos atuais 16,2 graus para até 21,5 graus, o que representa um aumento de 33%. As versões turbo diesel seguem com ângulo de entrada de até 30,6 graus.

O Jeep Compass conta com tecnologias avançadas de assistência à direção, como controle de velocidade adaptativo (ACC), alerta de colisão com frenagem automática (FCW), alerta de mudança de faixa (LDW), Park Assist e o farol alto automático (AHB). Na nova geração do SUV médio da Jeep três novas funções foram incluídas de fábrica na Série S e como opcional nas versões Limited e Trailhawk, deixando o modelo ainda mais tecnológico: frenagem de emergência, detector de fadiga e reconhecimento de placas de trânsito por meio da câmera frontal.

O modelo chega nas versões Sport T270 Turbo Flex AT6 - R$ 144.647; Longitude T270 Turbo Flex AT6 - R$ 160.146; 80 Anos T270 Turbo Flex AT6 - R$ 168.412; Limited T270 Turbo Flex AT6 - R$ 182.878; Série S T270 Turbo Flex AT6 - R$ 194.244; Longitude TD350 Turbo Diesel AT9 4x4 - R$ 203.630; 80 Anos TD350 Turbo Diesel AT9 4X4 - R$ 211.900; Limited TD350 Turbo Diesel AT9 4X4 - R$ 224.304; e Trailhawk TD350 Turbo Diesel AT9 4X4 - R$ 224.304.

ÚLTIMAS DE Automotor