A Audi lança no mercado brasileiro as atualizações dos modelos RS4 Avant e RS5 Sportback, que combinam excelente condução com praticidade para o dia a dia. Ambos ganharam conjunto ótico com faróis LED Matrix de série e novo sistema MMI touch, além de serem equipados com o premiado motor V6 biturbo de 450 cavalos de potência.

Os modelos fazem parte dos nove veículos esportivos confirmados pela marca das quatro argolas para o mercado brasileiro em meados de 2020, em conjunto com RS6, RS7, RS Q3, RS Q3 Sportback, RS Q8, TT RS e R8.  O RS4 Avant e o RS5 custam R$ 585.990,00 e R$ 605.990,00, respectivamente, na modalidade venda direta.

O novo motor V6 de 2.9 litros TFSI biturbo foi construído sobre o lendário 2.7 litros V6 do primeiro RS4 Avant de 1999 e é utilizado nos novos modelos esportivos da marca.

Naquela época, o propulsor tinha uma potência de 380 cv, mas o desenvolvimento e as evoluções elevaram esse número para 450 cv de potência. Isso permite que os RS4 Avant e RS5 Sportback acelerem de zero a 100 km/h em apenas 4,1 segundos e 3,9 segundo, respectivamente. O motor pesa apenas 182 quilos, 31 quilos a menos do que o motor V8 no modelo anterior de 2012.

Os modelos ganharam novos visuais. Ambos possuem grade Singleframe mais larga e plana e novo conjunto ótico com faróis LED Matrix de série. O RS5 possui, inclusive, a tecnologia Audi Laser light. Chamam a atenção também os detalhes em preto na frente do capô e nas laterais dos faróis, que mostram o cuidado no desenvolvimento dos esportivos da linha RS.

No novo RS4, além do design característico de uma perua Audi, o spoiler traseiro, a grade do difusor e as ponteiras de escape conferem ao veículo um acabamento distinto. O compartimento de bagagem tem capacidade para 505 litros, que aumenta para 1495 litros com os bancos traseiros rebatidos, um nível de praticidade incrível para qualquer situação.

Já o refinado design exterior do RS5 Sportback é reconhecível à primeira vista, com as aberturas de ventilação acima da grade que lembram o Audi Sport quattro clássico de 1984. Os arcos das rodas 15 milímetros mais largos dão ao RS5 uma aparência impressionante. Ele ganhou novos desenhos nas soleiras laterais e na inserção do difusor na extremidade traseira, que engloba os dois grandes tubos de escape. 

No interior, ambos trazem o novo conceito operacional do MMI Touch de 10,1 polegadas. O grande display independente com feedback acústico é ligeiramente inclinado para o motorista. O sistema multimídia fornece ao condutor informações sobre a temperatura do sistema motriz, aceleração longitudinal e lateral e diferencial esportivo quattro.

No novo Audi virtual cockpit plus, com tela de 12,3 polegadas, o motorista pode escolher entre várias telas. Uma delas é o design de desempenho específico do RS, que exibe a escala de velocidade de rotação como um tipo de ângulo que inclui uma tela mais limpa.

Quando o motorista usa o botão do volante do modo RS para selecionar um dos dois novos modos RS individuais, o design de desempenho específico do RS exibe os valores máximos de aceleração g, por exemplo. O “head-up display” de série também oferece gráficos RS exclusivos.

Nos dois esportivos ainda há acabamento interno em black piano, ar-condicionado de três zonas, bancos dianteiros esportivos, itens do interior em couro Alcântara (volante com base aplanada, console central e alavanca de câmbio), rodas de liga leve de 20 polegadas, controle de cruzeiro adaptativo com aviso de saída de faixa, sistema de interface para smartphones, carregador de celular por indução e sistema de som da marca Bang & Olufsen.

Como opcionais para ambos é possível escolher freios de cerâmica nas cores vermelho, cinza antracite ou azul, além de pacote exterior preto. Para o RS5 há também a opção de rodas de liga leve 20 polegadas de bronze.