MENU
BUSCAR
ELÉTRICOS

Audi revela novos SUVs compactos

Tanto e Q4 e-tron como o Q4 Sportback e-tron terão versões com dois tamanhos de baterias e três opções de motorização

O DiárioPublicado em 12/05/2021 às 19:49Atualizado há 1 mês
Foto: divulgação / Audi
Foto: divulgação / Audi

A Audi apresentou seus novos veículos 100% elétricos: o Q4 e-tron e o Q4 Sportback e-tron, os primeiros SUVs compactos elétricos da fabricante alemã. Os modelos impressionam pelo design externo e interno, interior espaçoso e inovações tecnológicas pioneiras, como o head-up display de realidade aumentada, que conecta os mundos virtual e real. A gama compreenderá três versões de tração, duas com um motor no eixo traseiro e uma versão quattro com dois motores, um em cada eixo - dependendo da versão, a autonomia pode chegar até 520 km de acordo com o ciclo WLTP. O Q4 e-tron será lançado em junho de 2021 no mercado europeu e, alguns meses depois, será a vez do Q4 Sportback e-tron.

Ambos trazem à produção em série as linhas mostradas em suas versões conceito, apresentadas em 2019. A carroceria impressiona graças às proporções impactantes e linhas desenhadas com total precisão. Na versão Sportback e-tron, a linha do teto especialmente baixa em estilo coupé finaliza em uma traseira expressivamente projetada, onde o spoiler se assenta profundamente no vidro. O projeto progressivo da marca é tão funcional quanto aerodinâmico: o Q4 e-tron obtém um coeficiente de arrasto de 0,28 e o Q4 Sportback e-tron consegue um número ainda melhor, de 0,26.

Os faróis dos Q4 e-tron e Q4 Sportback e-tron são equipados com LED de série, enquanto LED Matrix são opcionais. Além deles, as luzes de condução diurna são uma novidade no mercado e representam o próximo estágio de evolução da tecnologia. Pelo sistema MMI touch, o motorista pode selecionar até quatro assinaturas diferentes. Cada um deles possui um tema próprio e oferece uma expressão individual. O volante do Audi Q4 e-tron e do Q4 Sportback e-tron é totalmente novo e agora possui superfícies sensíveis ao toque, que o motorista usa para controlar o painel de instrumentos digital. Ligeiras saliências separam os botões uns dos outros, tornando-os mais fáceis de usar, enquanto fornecem feedback suave ao toque quando pressionados. Assim como em um smartphone, não existem apenas gestos de toque, mas também gestos de deslizar, por exemplo, para percorrer listas.

Com 4,59 metros de comprimento, o espaço disponível no interior é comparável a um SUV de grande porte, uma vez que não tem túnel central. A sensação espaçosa não é simplesmente restrita aos bancos dianteiros - com o generoso espaço para as pernas, os passageiros no banco traseiro também se beneficiam da vantagem da plataforma tecnológica, que é projetada somente para modelos elétricos. O compartimento de bagagem também oferece excelente espaço, comparado aos SUVs médios: dependendo da posição dos encostos traseiros, o volume vai de 520 a 1.490 litros no Q4 e-tron e 535 a 1.460 litros na versão Sportback. 

Os novos Q4 e-tron e Q4 Sportback e-tron terão versões com dois tamanhos de baterias e três opções de motorização. O Q4 35 e-tron tem uma bateria menor, com capacidade bruta de armazenamento de energia de 55 kWh, que carrega até 7,4 kW em corrente alternada (AC) e até 100 kW em corrente direta (DC). Os Q4 40 e-tron e Q4 50 e-tron quattro terão uma bateria maior, com capacidade bruta de 82 kWh, que permite recarga de até 11 kW em corrente alternada e até 125 kW em corrente direta. 

Em termos de trem-de-força, os Q4 35 e-tron e Q4 40 e-tron tem um motor elétrico que traciona as rodas traseiras com uma potência de 125 kW (170 cavalos) e 150 kW (204 cavalos) respectivamente. A versão topo de linha Q4 50 e-tron quattro tem dois motores elétricos para a tração elétrica nas quatro rodas: eles fornecem uma potência máxima de  220 kW (299 cavalos), suficiente para uma aceleração de 0 a 100 km/h em 6,2 segundos e velocidade máxima eletronicamente limitada de 180 km/h. Nesta última versão, o motor no eixo dianteiro entra em ação somente quando for necessária alta potência ou forte aderência. 

ÚLTIMAS DE Automotor