O Audi e-tron encerrou 2020 como líder do segmento de modelos totalmente elétricos no mercado brasileiro: ao todo, foram 183 unidades comercializadas no ano passado. Lançado em abril, a versão SUV do primeiro veículo 100% elétrico da marca registrou 133 emplacamentos, enquanto a carroceria Sportback, que chegou em setembro, contabilizou outros 50. 

As últimas unidades estão disponíveis para venda, com preços entre R$ 460 mil, para a versão SUV, e R$ 512 mil para o Sportback. Para os próximos meses, a Audi vai ampliar a variedade de produtos 100% elétricos com a chegada dos novos e-tron S Sportback, e-tron GT e RS e-tron GT.

O sucesso do Audi e-tron no mercado brasileiro se reflete não apenas nos números de vendas, mas também no reconhecimento da imprensa especializada, que transformou o modelo no elétrico mais premiado do País. O veículo venceu ao todo seis premiações nacionais e latino-americanas.

O Audi e-tron, primeiro SUV 100% elétrico da marca, chegou ao Brasil com uma das construções mais impactantes da marca. O novo modelo é equipado com dois motores elétricos realmente silenciosos, que combinam para uma potência total de 408 cv com 664 Nm de torque - as forças são distribuídas em 135 kW de potência e 309 Nm de torque na frente e 165 kW de potência e 355 Nm no motor traseiro. Por ter torque instantâneo, completa a aceleração de 0 a 100 km/h em 5,7 segundos, com velocidade máxima limitada eletronicamente em 200 km/h.

O sistema de baterias de íons de lítio que equipam o modelo pesa cerca de 700 quilos e é composto por 36 módulos de alumínio, que deixam o centro de gravidade do Audi e-tron semelhante ao de um sedan. No ciclo WLTP, o SUV possui autonomia de até 436 quilômetros e o Sportback de até 446 quilômetros, ideal para percorrer longos trajetos.

A aerodinâmica inteligentemente projetada também contribui bastante na eficiência. Um dos destaques são os retrovisores externos virtuais - uma novidade mundial em modelos de produção em série. Quando equipado com esta tecnologia inovadora o Audi e-tron aumenta sua eficiência aerodinâmica, o que contribui para a autonomia. Comercializado como opcional, mais da metade dos pedidos entregues no mercado brasileiro possuem a tecnologia. 

Atualmente 14 concessionárias Audi Center possuem a bandeira e-tron no País. Cada uma delas conta com representantes especializados para oferecer a melhor experiência em toda a jornada do cliente, desde um atendimento personalizado com um especialista no produto até a manutenção necessária com equipe altamente treinada. Todas as concessionárias também possuem pontos de carga rápida DC de 22 kW e pelo menos um veículo e-tron para test drive.

A Audi também anunciou em fevereiro passado investimento de R$ 10 milhões em infraestrutura de recarga de veículos elétricos, que contempla a instalação de 200 pontos até 2022. O objetivo é instalar as estações em shoppings, academias, hotéis, clubes e restaurantes, ou seja, localidades que o cliente frequenta e pode deixar o veículo carregando enquanto realiza outra atividade. Até o momento, mais de 50 pontos já foram instalados nas principais capitais do Brasil. 

Além da infraestrutura oferecida pela Audi do Brasil, a marca também se aliou à EDP, Porsche e Volkswagen para instalar 30 estações de recarga ultra rápida localizadas em estradas e rodovias pelo território brasileiro. Nessas estações de 150 kW, o Audi e-tron carrega até 80% da bateria em apenas 30 minutos.