NOVO CORONAVÍRUS

Alto Tietê se aproxima de 25 mil contágios da Covid-19

DADOS cálculos leva em consideração o número de habitantes de cada município, além da quantidade de casos confirmados e recuperados. (Foto: divulgação)

Quase 900 casos positivos de Covid-19 foram notificados apenas neste final de semana nos municípios do Alto Tietê. A maioria (408) é referente a moradores de Itaquaquecetuba – que não especificou se houve represamento de dados. Com o acréscimo de 834 pacientes, o total de contágios do novo coronavírus saltou de 23.964 para 24.798.

Na região, o recorde de infecção ocorreu no dia 13 de agosto, quando as cidades registraram 653 novos casos da Covid-19 em 24 horas. Antes, o maior volume de confirmações da doença em um dia tinha sido 602, em 5 de julho. O número considera apenas pacientes que foram testados e descarta eventual subnotificação.

Também estão em alta os óbitos atrelados à doença. Foram mais 16 nos últimos três dias, sendo 10 apenas em Mogi das Cruzes – que tem mantido tendência de aumentos aos finais de semana.

As demais vítimas fatais residiam nas cidades de Ferraz de Vasconcelos (2), Guararema (1), Poá (1) e Suzano (2). O total de mortes perdidas para a Covid-19 na região salta para 1.293.

De acordo com as Vigilâncias Epidemiológicas, entre os infectados registrados, 17.838 já foram classificados como recuperados pelas prefeituras, ou seja, não transmitem mais o novo vírus. O valor corresponde a 71,9% dos casos confirmados de Covid-19. Já a taxa de letalidade da doença era de 5,2% nesta segunda-feira.

São Paulo

O Estado de São Paulo registrava ontem 32.642 óbitos e 893.349 casos confirmados do novo coronavírus.

Entre o total de casos diagnosticados de Covid-19, 751.811 pessoas estão recuperadas, sendo que 99.272 foram internadas e tiveram alta hospitalar.

As taxas de ocupação dos leitos de UTI são de 50,8% na Grande São Paulo e 51,1% no Estado.

Santa Maria investiga possível reinfecção

O Hospital Santa Maria de Suzano informou que investiga, em conjunto com o Hospital Albert Einstein, possível reinfecção por Covid-19. De acordo com nota, o caso é referente a uma paciente de 33 anos que testou positivo pela primeira vez para o vírus em 2 de maio. Outras duas suspeitas de reinfecção são analisadas na região, em Ferraz de Vasconcelos e Santa Isabel, ainda sem novidades.

O exame do tipo PCR foi encaminhado para análise do Albert Einstein na semana passada. Novidades devem ser divulgadas hoje. “O Hospital Santa Maria contribuirá com suporte para a avaliação das cópias virais e do mapeamento genético do caso – há aproximadamente 100 mutações do vírus que provoca a Covid-19”, informou em nota ao acrescentar que “a Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) também fez a sorologia para estudos e irá monitorar a paciente e a situação”.

Já o Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE) garante que qualquer suspeita de Covid-19 passa por investigação clínica e laboratorial por parte das equipes técnicas, incluindo as hipóteses de reinfecção. “Portanto, é precoce afirmar que houve qualquer situação de reinfecção pelo novo coronavírus no Alto Tietê e em São Paulo”, finaliza órgão.


Deixe seu comentário