ATUALIZAÇÃO

Alto Tietê chega a 1.048 óbitos por Covid-19; cruzes homenageiam vítimas na Avenida das Orquídeas

LOCAL Cruzes brancas de madeira foram colocadas em terreno às margens da avenida das Orquídeas em homenagem aos mortos pela Covid-19; (Foto: Eisner Soares)

Dois dias após o Brasil ultrapassar o expressivo marco de 100 mil vítimas fatais do novo coronavírus, um terreno às margens da avenida das Orquídeas, em Mogi, amanheceu ontem com dezenas de cruzes brancas de madeira, em um ato que homenageia aqueles que perderam a vida para a infecção pandêmica. A intervenção também convida o expectador à reflexão sobre o atual momento vivido no País e no mundo, e sobre o legado deixado por cada indivíduo. “Somos todos irmãos e quando essa doença infelizmente avança todos partilhamos do mesmo infortúnio”, diz trecho de um único bilhete – de autoria não identificada – deixado no local. Entre o total de mortes por Covid-19 no País, aproximadamente 1% são referentes a pacientes que moram logo ao lado: o Alto Tietê contabilizava 1.048 mortes até o início da noite desta segunda-feira, com o acréscimo de mais 21 notificações neste final de semana, sendo 10 apenas em Mogi (leia mais abaixo).

“Não importa se você é homem ou mulher; se você é da direita ou se é da esquerda; branco, preto, vermelho ou amarelo; rico ou pobre; tão pouco importa se é alto, baixo, novo ou experiente; quem somos ou para onde vamos, nada disso importa se realmente não nos importarmos uns com os outros, se não tirarmos um tempo para curtir, amar ou celebrar a vida enquanto ainda podemos, pois no final tudo que restará serão as lembranças e as coisas boas que fizemos em vida e que deixamos como legado”, diz o trecho inicial do bilhete (veja foto abaixo).

Em nota, a Secretaria Municipal de Segurança informou que a Prefeitura não tem relação com a colocação do material. Declara também que acionou a equipe do Departamento de Fiscalização de Posturas, que irá até o local para verificar as providências a serem adotadas.

Balanço

As Vigilâncias Epidemiológicas do Alto Tietê registraram mais 21 mortes de pacientes com a Covid-19 neste final de semana, sendo 10 apenas em Mogi das Cruzes.

Com a nova atualização, a região totaliza 1.048 mortes provocadas pelo vírus, sendo 270, ou 25,7%, apenas em Mogi das Cruzes, que lidera o ranking regional (veja quadro). Além de Mogi, foram registrados óbitos em Arujá (2), Ferraz de Vasconcelos (2), Guararema (1), Itaquaquecetuba (2), Poá (1), Salesópolis (1) e Suzano (2).

O Alto Tietê confirmou mais 394 casos positivos de Covid-19 entre sábado e a tarde de ontem. O total de infetados registrados chega a 16.430, dos quais 9.402 são referentes a pacientes já classificados como recuperados.


Deixe seu comentário