PARA A FAMÍLIA

‘A Graça da Rua’ segue provocando sorrisos

PARA A FAMÍLIA Principal destaque dessa semana é a peça ‘O Caipira Paranormal’, cujo protagonista, Alvimar, é um palhaço ilusionista. (Foto: divulgação)
PARA A FAMÍLIA Principal destaque dessa semana é a peça ‘O Caipira Paranormal’, cujo protagonista, Alvimar, é um palhaço ilusionista. (Foto: Divulgação – Pedro Belluomini)

Depois da divertida oficina ‘O Poder da Bobagem’, realizada na sexta-feira última, a agenda ‘A Graça da Rua’ continua fazendo os mogianos rirem pela internet. A programação da semana começa hoje, com um bate-papo sobre criatividade, continua amanhã com uma live, na sexta com uma oficina e termina no sábado com um engraçado espetáculo sobre um palhaço paranormal e ilusionista.

A roda de conversa de hoje, às 16 horas, via Facebook e YouTube, conta com três palhaços que atuam na cidade: Denise Andere, Marco Guerra e Marcio Pial. Além de falar sobre o tema ‘Só a Criatividade Salva’ eles vão abrir as portas do festival para o convidado da semana: o mineiro Álvaro Lages.

É Álvaro quem participa da live de amanhã e ainda encena ‘O Caipira Paranormal’, na sexta, sempre no mesmo horário. O personagem-título é Alvimar, um “palhaço paranormal que agrega pessoas para mostrar suas habilidades de ilusionismo”. Ele busca, na interação com a plateia, “mostrar seus poderes e apresentar seus dons sobrenaturais”.

Trata-se de um momento ideal para a diversão em família, já que entre várias tentativas de demonstrar sua paranormalidade o protagonista realiza números de ilusionismo com perfeição e destreza em alguns momentos, e em outros “tenta algo mais atrapalhado, mas que garante diversão”.

Tudo isso e ainda mais atividades, como oficinas, a exemplo de ‘Desbloqueio Criativo’, na sexta-feira, seguem até o dia 30 de agosto via Instagram, Zoom, Facebook e YouTube, sempre nos perfis oficiais @agracadarua. Proporcionado pelo Programa de Fomento à Arte e Cultura de Mogi das Cruzes (Profac), o projeto foi especialmente pensado para fazer pessoas de todas as idades rirem, já que o riso é “uma necessidade inata do ser humano”.

A agenda completa, que inclui workshops com técnicas teatrais e muitas peças engraçadas, pode ser conferida nesta página. Ao fazer isso o leitor mais atento perceberá que ‘A Graça da Rua’ é mais do que um festival. É, na verdade, um encontro de palhaços, figuras que “encerram em si a representação cômica que sempre trouxe por trás da menor máscara do mundo alguém disposto e provocar emoções. Fazendo rir e chorar, provocando questionamentos e despertando consciências em tempos de fortes discussões sobre valores e estética”, como explicam os organizadores.

Para comprovar a fala dos palhaços Maria Batom, Tranqueira, Cheirosinha e Bambulino, ou melhor, dos artistas Lúcia Diniz, Gabriela da Costa, Nahome Andere e Miguel Safe, os criadores do projeto, basta entrar em qualquer uma das ações online.

Bom exemplo é a oficina da semana passada, ‘O Poder da Bobagem’, que reuniu cerca de 30 participantes. O número de pessoas envolvidas não é o principal, tampouco a complexidade dos exercícios propostos. Mas dá para ver no rosto de quem estava ali, nos sorrisos, nos olhos, que o objetivo foi cumprido.

“Estamos dispostos a congregar pessoas das mais diversas para desfrutar dessa experiência única que é o encontro do artista cênico e seu público em uma atmosfera lúdica e prazerosa, mesmo que pelo momento seja necessária utilização da plataforma virtual”, concluem os idealizadores do festival ‘A Graça da Rua’, que esperam, mesmo com uma iniciativa virtual, estimular “as tão necessárias práticas da arte e cultura”.

LEGENDA FOTO

PARA A FAMÍLIA Principal destaque dessa semana é a peça ‘O Caipira Paranormal’, cujo protagonista, Alvimar, é um palhaço ilusionista

PROGRAMAÇÃO FESTIVAL ‘A GRAÇA DA RUA’

TEMA GERAL

DATA DA ATIVIDADE*

DESCRIÇÃO

PLATAFORMA

Álvaro Lages e a Criatividade

05/08

Roda de conversa e live com artista

Instagram

06/08

Oficina: ‘Desbloqueio Criativo’

Zoom

07/08

Espetáculo ao Vivo: ‘O Caipira Paranormal’

Facebook e YouTube

Panqueca e a Palhaçaria Feminina

12/08

Roda de conversa

Facebook e YouTube

13/08

Live com artista

Instagram

14/08

Oficina: ‘A Liberdade do Ser’
Espetáculo: ‘Panqueca Solamente, Um Espetáculo Dramáteco’

Zoom

15/08

Cabaré da Graça ao vivo

Facebook e YouTube

Trupe de Festim e a Pesquisa Cênica

19/08

Roda de conversa

Facebook e YouTube

20/08

Live com artista

Instagram

21/08

Oficina: ‘Técnicas Cômicas para o Teatro’

Zoom

22/08

Espetáculo ao Vivo: ‘Neurastenia’

Facebook e YouTube

Marcio Pial, Cia Circunstância e Famílias

26/08

Roda de conversa

Facebook e YouTube

27/08

Live com as famílias

Instagram

28/08

Oficina: ‘Os Caminhos do Riso’

Zoom

29/08

Espetáculo ao vivo: ‘Circo de Família’

Facebook e YouTube

30/08

Espetáculo ao vivo: ‘Feito em Casa’

Facebook e YouTube

*todas as atividades serão realizadas às 16 horas


Deixe seu comentário